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Emagrecer depois do parto


Após o parto, muitas mulheres se preocupam em como retornar à forma física de antes da gestação, mas é preciso cuidado nesse momento, já que o organismo pode demorar alguns meses até eliminar os quilos extras da gravidez. Além disso, a rápida perda de peso após o parto pode comprometer a produção de leite, dificultando a amamentação, que é a maior aliada para o emagrecimento da mãe.

COMO EMAGRECER AMAMENTANDO

Amamentar demanda elevado gasto calórico do organismo, cerca de 800Kcal apenas para a produção de leite, por isso amamentar emagrece e pode ajudar a perder de 2 a 3kg por mês. A amamentação também auxilia a volta do útero ao seu tamanho normal e atua como fator protetor contra câncer de mama e de ovário.
Até o sexto mês o bebê não precisa de nenhum alimento além do leite materno, depois desse período, até os 2 anos, deve conciliar o leite com a alimentação. Para garantir uma boa produção de leite, é importante ingerir bastante líquidos, principalmente água, além de manter uma alimentação equilibrada.

DIETA PARA QUEM AMAMENTA

Não existe uma dieta pós-parto para perda de peso, já que nesse período não é indicado seguir dietas restritivas, mas para uma boa recuperação e perda de peso, a mãe deve tomar alguns cuidados básicos:

Não permanecer longos períodos em jejum, por isso, é indicado consumir alimentos a cada 3 horas.
Preferir alimentos ricos em fibras, como as frutas com casca e bagaço, ameixa, pera e mamão, que melhoram o funcionamento intestinal, ajudando a prevenir a constipação.
Optar por alimentos ricos em água, como a melancia, contribui para redução do inchaço comum no final da gestação e logo após o parto.
Priorizar o consumo de alimentos naturais, como grãos, cereais, legumes, verduras, frutas e leguminosas, evitando produtos industrializados, como refeições prontas, refrigerantes e doces.
Consumir fontes de gorduras boas, como abacate, castanhas, azeite e peixes ricos em ômega 3, como a sardinha.
Incluir todos os grupos alimentares nas refeições: carboidratos de boa qualidade, leguminosas, legumes, verduras, leguminosas, carnes magras, frango ou peixe e frutas.
Caso não consiga consumir alimentos orgânicos, preferir as frutas da época, que não precisam de grande quantidade de aditivos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos.
EXERCÍCIOS PÓS PARTO


É preciso esperar um período de 30 ou 40 dias para retornar à prática de exercícios físicos, sempre com autorização médica, e com atividades leves, como caminhadas, sempre respeitando os limites do corpo. Após alguns meses, cerca de 3 ou 4, já é possível retornar à rotina de treinos de antes da gravidez. É importante ressaltar que a prática muito intensa de exercícios também pode comprometer a produção de leite.
A barriga pós parto tende a ficar mais flácida devido às alterações da gravidez, por isso, invista em exercícios localizados para essa área, como prancha e abdominais.

Melhores chás para mãe que amamenta
Assim, os chás mais indicados para perder peso após o parto, mas que não prejudicam a amamentação e nem o bebê são:
Cardo mariano:
Um dos melhores chás indicados para emagrecer depois do parto pois possui uma substância chamada silimarina que potencia a produção de leite materno. O cardo mariano pode ser também utilizado como suplemento em forma de pó para aumentar a produção de leite materno, podendo ser encontrado nas farmácias.
Para fazer o chá de cardo mariano basta colocar uma colher de chá de sementes de cardo mariano para cada xícara de água fervente, deixar descansar por 15 minutos, coar e beber 30 minutos antes das refeições principais, almoço e jantar.
Erva-cidreira:
Ótimo porque melhora a digestão e combate os gases, o que pode ser uma das causas da barriga inchada nesta fase. Você pode tomar 2 ou 3 vezes por dia, nos horários entre as principais refeições ou 30 minutos antes do almoço e do jantar, de preferência sem adoçar.
Para preparar basta colocar uma saqueta de erva-cidreira numa xícara de água quente e deixar repousar por 3 minutos, devidamente tapado. Tomar morno.
Camomila:
Vai te manter calma e o bebê também, garantindo uma melhor recuperação no pós-parto. Pode ser útil para alcamar o estômago e te deixar mais serena, e como é secretado pelo leite, também deixa o bebê mais tranquilo. Pode ser útil tomar 1 hora antes de amamentar, perto da hora do bebê dormir.
Este chá ajuda a emagrecer porque dormindo bem, é mais fácil descansar e fazer as melhores escolhas alimentares, preferindo alimentos menos calóricos.
Melhores chás para mãe que não amamenta
Para aumentar a velocidade de emagrecimento após o parto quando a mãe não amamenta podem ser utilizados:
Chás com cafeína, como o chá preto, chá verde ou chá mate, que ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gorduras.
Chás diuréticos, como chá de alecrim, arenária, cavalinha ou erva-doce, que ajudam a desinchar.
Esses chás não podem ser tomados quando a mulher amamenta porque a cafeína passa para o leite materno e pode provocar insônia no bebê e os chás diuréticos podem provocar desidratação e diminuir a produção de leite.

Esta informação não deve nunca substituir o conselho de um médico se você tem alguma dúvida, consulte o seu médico.

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