Na busca louca e necessária pelo cabelo dos sonhos, passamos de simples para tratamentos elaborados, de hidratações a cada 15 dias para cronogramas capilares, alimentação direcionada, tratamentos a base de óleos, sucos, chás…. tudo que a informação nos proporciona!

Não paramos por ai, estamos cada vez mais técnicas! Descobrindo formas de identificar o nosso cabelo e saber exatamente o que ele pede e precisa no momento.

CABELO POROSO

Como saber se o meu cabelo é poroso?
Quais os tipos de cabelo poroso?
Como evitar e tratar a porosidade do cabelo?
Teste para identificar o nível de porosidade do seu cabelo.

A porosidade nada mais é do que a capacidade do cabelo absorver água e outros produtos químicos nos fios.

Manter o equilíbrio é a palavra chave quando se trata de porosidade dos fios, isso com certeza vai fazer toda diferença na reação do seu cabelo aos tratamentos e químicas.

CABELO POROSO? SAIBA IDENTIFICAR E CORRIGIR O PROBLEMA!

O cabelo poroso geralmente definido como um destes tipos:

BAIXA POROSIDADE: Não absorve facilmente produtos químicos ou água (hidratação). Isso porque as cutículas do cabelo são bem fechadas e juntas.
POROSIDADE NORMAL: Absorve bem produtos químicos e absorve facilmente água (hidratação) – Não tem pontos negativos
ALTA POROSIDADE: De longe é o pior, as cutículas do cabelos são levantadas ou danificadas, esse tipo de cabelo absorve muita água mais perde em velocidade maior, geralmente tem muito frizz é quebradiço e tem a aparência ressecada. O tipo mais comuns entre a mulherada.

COMO IDENTIFICAR O CABELO POROSO

Agora sabendo os níveis de porosidade saiba como identificar o seu cabelo.


É muito importante conhecer melhor o seu cabelo, assim você vai saber mais sobre como mante-lo saudável, escolher os melhores produtos e recuperar os fios desejados.

TESTE SIMPLES – NÍVEL DE POROSIDADE

Com o cabelo limpo (lavado no dia) porem seco. Separe alguns fios e mergulhe em um copo de água filtrada. Aguarde por 10 minutos e observe:

Se os fios flutuarem significa que a porosidade é baixa – Cutículas fechadas
Se o fio ficar metade flutuando e metade no meio do copo, porosidade normal – Cutículas saudáveis
Se o fio afundar, significa que o seu cabelo está com a porosidade alta – Cutículas abertas, cabelo seco, quebradiço e com frizz

COMO CORRIGIR O CABELO POROSO

POROSIDADE NORMAL E BAIXA

Se o seu cabelo tem baixa porosidade ou média, não precisa se preocupar basta apenas continuar com sua rotina capilar mantendo pelo menos 1 hidratação por semana com uma mascara mais leve e 1 por mês com um creme de reconstrução de preferencia profissional. Outra dica é repor as proteínas usando o OVO já falei sobre isso aqui no blog, faço e super recomendo.
CABELOS COM ALTA POROSIDADE:

A alta porosidade é causada muitas vezes por uso continuo de ferramentas de calor, abuso de químicas, descolorações etc…

O que o seu cabelo precisa? reposição de massa e cutículas seladas. Para repor a massa perdida (PROTEÍNA) cremes reconstrutores, tratamentos caseiros com ovos, alimentação rica em proteína.

Para selar as cutículas, (ACABAMENTO, FINALIZAÇÃO) se você quer resolver a porosidade do seu cabelo além de dar atenção as proteínas você vai precisar caprichar na finalização, um leve-in é de extrema importância, prefira os que já possuem proteção térmica. Outra dica é finalizar suas hidratações com vinagre na ultima lavagem, isso vai ajudar a selar ainda mais as cutículas do seu cabelo.

Seguindo esses dois passos o seu cabelo vai normalizando, é importante não descuidar e manter os cuidados regularmente.

Fonte