Home / Dietas / Dieta do chá conheça os benefícios

Dieta do chá conheça os benefícios


O chá é uma bebida originária da China. Reza a lenda que o imperador Chen Nung, por volta de 2.800 a.C. resolveu tomar uma xícara de água quente quando algumas folhinhas de um arbusto caíram acidentalmente no líquido fervente. O imperador acabou gostando do sabor inusitado e passou a prepará-lo. Entretanto, apenas a partir de 600 d.C. é que o chá se tornou a bebida oficial da China, espalhando-se também para outros países e continentes.

A rigor, a palavra “chá” refere-se somente à bebida que se faz da infusão das folhas da planta camellia sinensis (que inclui o chá preto, o chá verde, o chá branco, o chá vermelho e o oolong). Quando são utilizadas outras plantas ou frutos, como o mate, a cidreira, a hortelã, limão e o gengibre, o nome correto é infusão.

benefícios

Muitas pesquisas referem-se aos benefícios do chá e das infusões. Dependendo da planta ou do fruto que os origina, algumas doenças podem ser evitadas e alguns sintomas podem ser minimizados. Algumas plantas têm efeito calmante, outras desintoxicam, outras aceleram o metabolismo, algumas são diuréticas e outras podem ser utilizadas como chá para emagrecer.

Emagrece?

O consumo regular , associado a uma dieta equilibrada e à prática de atividade física pode auxiliar na perda de peso. O chá verde, por exemplo, tem em sua composição substâncias que além de serem antioxidantes potentes (prevenindo o câncer e o envelhecimento precoce), aceleram o metabolismo e facilitam a digestão.


O chá de hibisco, por sua vez, tem propriedades diuréticas e pode ajudar o processo de emagrecimento ao evitar a retenção de líquidos. Chás com efeito calmante, como o de camomila e o de maracujá, podem diminuir os níveis de ansiedade e, consequentemente, a compulsão alimentar e a ingestão de alimentos mais calóricos.

O chá de gengibre para emagrecer também é muito indicado, já que o gengibre oferece ação termogênica e favorece a queima de gordura. Além disso, o chá de gengibre tem propriedade anti-inflamatória, ajuda na digestão e na eliminação de gases.

Entretanto, se você está buscando perder peso, o consumo diário de chá deve estar associado a uma dieta com cardápio equilibrado e saudável. O chá não deve substituir nenhuma refeição, pois é nutricionalmente pobre e incompleto, devendo atuar como um complemento.

qual o melhor chá para emagrecer?

Essa dúvida é muito comum entre as pessoas que querem perder peso, mas não existe o melhor chá para emagrecer, já que cada erva oferece um tipo de propriedade que contribui para o processo de emagrecimento. Pode-se combinar, no máximo, até três tipos de plantas para preparar o chá, mais do que isso pode prejudicar a ação de seus princípios ativos no organismo.

precauções ao consumo de chás:

Nem toda plantinha pode ser consumida na forma de infusão. Informe-se antes de começar a ingeri-la.
O chá não substitui integralmente a água, portanto, continue consumindo-a pura também.
Chás e infusões podem ter contraindicações e interagir com medicamentos. Consulte sempre um nutricionista ou um médico.
Alguns chás, como o  verde e o chá preto, são muito estimulantes e não devem ser ingeridos à noite.
O chá é mais saudável se não for adoçado.

Fonte

Este é um blog de noticias,curiosidades e tratamentos caseiros , ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.

Veja também

Suco de berinjela para perder peso

Suco de berinjela para perder peso  Para quem está em busca de uma fórmula para …