Home / Dietas / Dieta do chá conheça os benefícios

Dieta do chá conheça os benefícios


O chá é uma bebida originária da China. Reza a lenda que o imperador Chen Nung, por volta de 2.800 a.C. resolveu tomar uma xícara de água quente quando algumas folhinhas de um arbusto caíram acidentalmente no líquido fervente. O imperador acabou gostando do sabor inusitado e passou a prepará-lo. Entretanto, apenas a partir de 600 d.C. é que o chá se tornou a bebida oficial da China, espalhando-se também para outros países e continentes.

A rigor, a palavra “chá” refere-se somente à bebida que se faz da infusão das folhas da planta camellia sinensis (que inclui o chá preto, o chá verde, o chá branco, o chá vermelho e o oolong). Quando são utilizadas outras plantas ou frutos, como o mate, a cidreira, a hortelã, limão e o gengibre, o nome correto é infusão.

benefícios

Muitas pesquisas referem-se aos benefícios do chá e das infusões. Dependendo da planta ou do fruto que os origina, algumas doenças podem ser evitadas e alguns sintomas podem ser minimizados. Algumas plantas têm efeito calmante, outras desintoxicam, outras aceleram o metabolismo, algumas são diuréticas e outras podem ser utilizadas como chá para emagrecer.

Emagrece?

O consumo regular , associado a uma dieta equilibrada e à prática de atividade física pode auxiliar na perda de peso. O chá verde, por exemplo, tem em sua composição substâncias que além de serem antioxidantes potentes (prevenindo o câncer e o envelhecimento precoce), aceleram o metabolismo e facilitam a digestão.


O chá de hibisco, por sua vez, tem propriedades diuréticas e pode ajudar o processo de emagrecimento ao evitar a retenção de líquidos. Chás com efeito calmante, como o de camomila e o de maracujá, podem diminuir os níveis de ansiedade e, consequentemente, a compulsão alimentar e a ingestão de alimentos mais calóricos.

O chá de gengibre para emagrecer também é muito indicado, já que o gengibre oferece ação termogênica e favorece a queima de gordura. Além disso, o chá de gengibre tem propriedade anti-inflamatória, ajuda na digestão e na eliminação de gases.

Entretanto, se você está buscando perder peso, o consumo diário de chá deve estar associado a uma dieta com cardápio equilibrado e saudável. O chá não deve substituir nenhuma refeição, pois é nutricionalmente pobre e incompleto, devendo atuar como um complemento.

qual o melhor chá para emagrecer?

Essa dúvida é muito comum entre as pessoas que querem perder peso, mas não existe o melhor chá para emagrecer, já que cada erva oferece um tipo de propriedade que contribui para o processo de emagrecimento. Pode-se combinar, no máximo, até três tipos de plantas para preparar o chá, mais do que isso pode prejudicar a ação de seus princípios ativos no organismo.

precauções ao consumo de chás:

Nem toda plantinha pode ser consumida na forma de infusão. Informe-se antes de começar a ingeri-la.
O chá não substitui integralmente a água, portanto, continue consumindo-a pura também.
Chás e infusões podem ter contraindicações e interagir com medicamentos. Consulte sempre um nutricionista ou um médico.
Alguns chás, como o  verde e o chá preto, são muito estimulantes e não devem ser ingeridos à noite.
O chá é mais saudável se não for adoçado.

Fonte

Este é um blog de noticias,curiosidades e tratamentos caseiros , ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.


Veja também

Dieta da sopa

  A dieta da sopa milagrosa vem se tornando popular pelo seu poder de desintoxicação. …