Home / Dietas / Dieta do tipo sanguíneo

Dieta do tipo sanguíneo


A dieta do tipo sanguíneo foi criada pelo médico americano Peter D’Adamo em 1996. Ela considera que de acordo com o seu grupo sanguíneo, o indivíduo deve priorizar ou evitar o consumo de determinados alimentos que irão favorecer a redução dos processos inflamatórios, acelerar o metabolismo e assim auxiliar no emagrecimento.

dieta do tipo sanguíneo: como fazer

Esta dieta é categorizada de acordo com cada tipo sanguíneo. Ela também considera que os alimentos devem ser separados de acordo com a ação que eles exercem no organismo e são classificados em três diferentes grupos:

alimentos benéficos

são aqueles que devem ser consumidos diariamente e que são capazes de prevenir e tratar doenças além de colaborarem com o emagrecimento.

alimentos neutros

Não trazem nem riscos e nem benefícios a quem os consome, portanto, podem ou não entrar no cardápio de quem está na dieta, sendo totalmente opcionais.

alimentos nocivos

São alimentos que colaboram para o surgimento de doenças e favorecem o ganho de peso, além de causarem má digestão e enxaquecas. Esses alimentos devem ser excluídos da dieta.

Para iniciar a dieta é imprescindível saber qual é o grupo sanguíneo que se pertence, pois para cada um deles as indicações serão diferentes. Isso ocorre pois de acordo com o autor o tipo sanguíneo influencia todo o controle do organismo, como na eficiência do metabolismo e do sistema imune, no estado emocional e até mesmo na personalidade do indivíduo.


alimentos permitidos para cada tipo sanguíneo

Sangue tipo O: deve-se priorizar o consumo de proteína animal diariamente. Ovos e peixes são a base da dieta para esse tipo de sangue. Laticínios como queijo, tofu e algumas frutas como ameixas e figo fazem parte do cardápio.
Sangue tipo A: os alimentos-base para este grupo sanguíneo são os de origem vegetal e, portanto, deve-se evitar o consumo da proteína animal. Frutas, cereais e verduras devem ser consumidos em maior quantidade e quando consumir proteína animal priorizar peixes e frutos do mar.
Sangue tipo B: esse tipo sanguíneo tolera uma alimentação mais variada. Laticínios, cereais, verduras e frutas entram no cardápio, assim como proteína animal.
Sangue tipo A/B: a dieta deste grupo é uma mistura das indicadas para os tipos A e B. Logo, é a mais variada de todas.
Apesar de cada grupo sanguíneo ter as suas próprias indicações, há seis tipos de alimentos que devem ser evitados por todos: leite, cebola, tomate, laranja, batata e carne vermelha.

dieta do tipo sanguíneo emagrece?

Por ser uma dieta restritiva, a dieta do tipo sanguíneo pode sim favorecer a perda de peso. No entanto, dietas que limitam o consumo de alimentos trazem diversos riscos à saúde, causando deficiência de nutrientes e colaborando para o aparecimento de doenças. Antes de iniciar qualquer tipo de dieta é importante consultar um nutricionista para ser orientado adequadamente.

Fonte

Este é um blog de noticias,curiosidades e tratamentos caseiros , ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.


Veja também

Dieta da sopa

  A dieta da sopa milagrosa vem se tornando popular pelo seu poder de desintoxicação. …