Home / Beleza / Umectação capilar

Umectação capilar


A umectação é uma técnica de hidratação que tem feito à cabeça das mulheres. Ela promete acabar com o ressecamento e a opacidade do cabelo, sobretudo os fios crespos, ondulados e cacheados. E, o mais interessante de tudo isso, é que você não precisa ir ao salão de beleza. A umectação pode ser feita em casa, sem dificuldades.

COMO FAZER UMECTAÇÃO NOS CABELOS (PASSO A PASSO)

Umectar é sinônimo de umedecer. Não, você não vai deixar o seu cabelo com um aspecto sujo e oleoso. A técnica usa os óleos para hidratar os fios e combater o ressecamento. Ela também tira proveito da massagem capilar indiana para estimular o crescimento dos fios.

A umectação se destaca como a primeira etapa do Cronograma Capilar, que nada mais é do que uma rotina de beleza para deixar os cabelos sempre bonitos, macios e saudáveis. A ideia é abandonar a chapinha e os alisamentos para assumir os cachos.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA UMECTAÇÃO?

O cabelo cacheado sofre com o ressecamento diariamente. Quando isso acontece, os fios ficam quebradiços, sem brilho e com frizz. A umectação resolve esse problema porque oferece aos fios o óleo que o couro cabeludo não produz naturalmente. A técnica também é uma ótima estratégia para fazer o cabelo crescer mais rápido, sem a necessidade de substâncias agressivas.

Além de hidratar e estimular o crescimento do cabelo, os óleos da umectação capilar também repõem os nutrientes dos fios. A nutrição faz com que o cabelo fique mais macio, com brilho e cachos definidos.

ÓLEOS PARA A UMECTAÇÃO CAPILAR

O óleo, principal produto para fazer umectação em casa, deve ser sempre vegetal. Ele precisa ser rico em triglicerídios, que é um tipo de gordura extraída das plantas. Confira a seguir os melhores óleos para umectação capilar:

Óleo de coco

Quando o assunto é cabelo, o óleo de coco se destaca como um dos produtos mais populares. Ele tem um cheiro muito agradável e garante uma boa hidratação dos fios.

Óleo de abacate

O abacate é uma fruta rica em gorduras boas e vitaminas. O seu óleo promete repor os nutrientes e atuar no combate a queda de cabelo.

Óleo de linhaça


O óleo de linhaça é rico em fibras, ácidos graxos e proteínas. Essas substâncias ativam o brilho do cabelo e são ótimas para combater o frizz.

Óleo de mamona

A umectação com óleo de rícino, produto também conhecido como óleo de mamona, tem um custo mais acessível e garante benefícios para o cabelo. Após a aplicação, é possível notar que as madeixas ficam mais macias e hidratadas.

Óleo de azeite

Além da umectação com óleo de coco, você também pode experimentar o óleo de azeite de oliva. Esse produto é rico em antioxidantes, que são substâncias que combatem os radicais livres. Em pouco tempo, os cachos se tornam mais definidos e brilhantes.

Óleo de argan

O óleo de argan é um poderoso aliado para nutrir o cabelo. Ele garante brilho, maciez e não deixa os fios gordurosos.

Óleo de macadâmia

O óleo de macadâmia tem ação emoliente e impede que os fios envelheçam com facilidade. Ele faz uma hidratação profunda nos fios por causa da sua grande quantidade de ácido palmitoléico e ácido oleico.

COMO FAZER UMECTAÇÃO NOS CABELOS?

Há, basicamente, duas formas de umectar as madeixas. Confira a seguir como fazer umectação nos cabelos (passo a passo):

1. Esquente o óleo vegetal em banho-maria por 30 segundos. Tempo suficiente para amornar o produto.

2. Antes de lavar o cabelo, aplique o óleo nos fios. Tome cuidado para não exagerar na quantidade.

3. Faça uma massagem com as pontas dos dedos, começando pela raiz e indo até o final do comprimento.

4. Coloque uma touca térmica e deixe agir por 40 minutos.

5. Enxague o cabelo com água fria. Em seguida, lave normalmente, aplicando shampoo e condicionador.

6. Pronto! Agora é só deixar secar naturalmente .

Se você quer melhorar o resultado da umectação, então aplique uma máscara de tratamento.

• Você também pode fazer a umectação na forma de tratamento noturno, basta dormir com o óleo de nutrição na cabeça.

• Lembre-se de que a umectação não substitui a hidratação capilar.

• Se a raiz do seu cabelo for muito oleosa, evite aplicar óleo nela.

• Faça uma massagem caprichada nas madeixas, passando as mãos em cada mecha, até sentir um atrito mais quente. O calor potencializa o resultado.

Evite chapinha e secador após a umectação.

• A frequência de umectação capilar depende da situação do cabelo. A técnica normalmente é feita de 15 em 15 dias.

• Você cumpriu apenas a primeira etapa do cronograma capilar. Lembre-se que outras precisam ser cumprida.

Fonte Cronograma Capilar 

Veja também

Low-Poo e no-poo : Qual a diferença ?

A maioria dos shampoos convencionais que encontramos no mercado possuem substâncias que agem como detergentes …