Home / Saúde / Aids : Teste pode ser feito em casa

Aids : Teste pode ser feito em casa


Pela primeira vez no Brasil, a testagem para identificar o vírus da Aids no sangue poderá ser feita sem a necessidade de um profissional de saúde. A partir do final de julho, qualquer pessoa poderá comprar um autoteste de HIV em farmácias de todo o País, e saber se é HIV positivo ou negativo em apenas 20 minutos.

O produto, que se chama Action e é desenvolvido pela empresa brasileira Orange Life, revoluciona o diagnóstico do vírus da Aids, por mostrar o resultado em poucos minutos e com efetividade de 99,9%, segundo a marca.

O autoteste funcionará com a coleta de gotas de sangue do dedo, como é feito na medição de glicose por diabéticos.

O kit de instrumentos contém, além do dispositivo para o teste, um líquido reagente, uma lanceta (específica para furar o dedo), um sachê de álcool e um capilar (um tubinho para coletar o sangue).

O produto promete ser mais seguro que os testes de HIV feitos por saliva, além de garantir rapidez e privacidade da pessoa que está sendo testada.


Resultado

A identificação ou não do vírus será por algumas linhas que aparecem no dispositivo. O resultado leva de 15 a 20 minutos para ficar pronto.

É importante dizer que a presença do HIV no corpo só pode ser confirmada 30 dias depois da exposição ao vírus, qualquer que seja a forma de transmissão. Esse período é o tempo que o organismo precisa para produzir anticorpos em níveis que o autoteste consiga reconhecer.

Se o resultado for negativo, a orientação é que o teste seja repetido 30 dias depois do primeiro teste e uma terceira vez, após 120 dias da primeira exposição.

Preço
De acordo com a empresa, o autoteste custará entre R$ 60 e R$ 70 e estará nas prateleiras das farmácias brasileiras a partir do final de julho. Ele não será distribuído na rede de saúde pública.

O Action foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, em maio de 2017.

Vírus HIV
Gratuitamente, o teste de HIV pode ser feito na rede pública de saúde e em centros de testagem. O teste também pode ser pedido em clínicas privadas.

Caso você tenha dúvidas sobre o vírus, a doença Aids ou sobre o resultado do seu teste, ligue para o Disque DST/Aids 0800-162550.

Fonte : Vix

Este é um blog de noticias,curiosidades e tratamentos caseiros , ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.


Veja também

Chá de gengibre combate infecção e dissolve cálculo renal

Chá de gengibre Você costuma tomar chá de gengibre? O gengibre é uma raiz medicinal …