Home / Dietas / Dieta da sopa

Dieta da sopa


 

A dieta da sopa milagrosa vem se tornando popular pelo seu poder de desintoxicação. Utilizada por muitas pessoas que pretendem perder peso de forma fácil e rápida, a dieta propõe a eliminar 1 kg por dia, independente da quantidade de sopa consumida.

A dieta da sopa milagrosa vai te ajudar a controlar a temperatura corporal e a diminuir a sensação de fome. Uma sopa a base de legumes e verduras, ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, devendo ser consumida obrigatoriamente durante o período dos 7 dias. A quantidade consumida pode variar de acordo com a aceitação da pessoa.

Como funciona a dieta da sopa milagrosa?

Primeiramente para que não se perca o efeito benéfico das fibras, que é estimular à sensação de saciedade a sopa não deve ser batida no liquidificador. Não adicione pão de qualquer tipo, massas, arroz, grãos calóricos como feijões e ervilhas, carnes, creme de leite ou farinha para encorpar a mistura. Por outro lado, fica permitida a adição de vegetais crus ou cozidos em pedaços, queijo magro (como a ricota sem sal ou queijo minas).

No intervalo das refeições da dieta da sopa milagrosa, o consumo de iogurte desnatado e queijo magro ajuda a evitar picos de fome, devendo-se consumir com bastante moderação. Você pode também ingerir sucos leves como o suco de uva sem açúcar e o chá verde além de trazer inúmeros benefícios à saúde e ajudar a perder peso rápido, são uma ótima opção. No café da manhã consuma suco de uva, chás e café (1 xícara) sem açúcar, iogurte desnatado ou queijo magro tipo ricota ou cottage com bastante moderação.

 

Ingredientes da Dieta da Sopa Milagrosa

1 ½ cebola picada;
4 Dentes de alho amassados;
1 Colher de sopa de azeite;
3 envelopes de caldo de galinha ou carne sem gordura;
1 Cenoura ralada;
1 Nabo picado;
½ Repolho roxo picado;
200 gr. de vagem picada;
2 Tomates picados;
2 Folhas de couve picadas.
1 folha de louro;
1 Ramo de cheiro verde;
Folhas de manjericão;
Preparo: Dieta da Sopa Milagrosa

Frite a cebola e o alho no azeite, após ficar dourado coloque o nabo, a cenoura, o repolho e a vagem depois adicione os caldos. Refogue por uns 5 minutos e adicione 1 litro de água morna, acrescente a folha de louro, tampe a panela e deixe-o cozinhar por cerca de 20 minutos. Se necessário acrescente mais água. Após o cozimento dos legumes coloque a couve e o tomate e deixe por pelo menos 10 minutos. Decore com cheiro-verde e o manjericão.

Cardápio semanal da dieta da sopa milagrosa:


1º dia – todos os frutos (exceto bananas) e a sopa milagrosa. Pode comer toda a quantidade que quiser da sopa milagrosa e de fruta (o melão á especialmente indicado, pelo baixo valor calórico).

2º dia – todos os vegetais (exceto ervilhas, milho e feijão) e a sopa milagrosa. Pode comer toda a quantidade que quiser de sopa e de vegetais.

3º dia – todos os frutos e vegetais (exceto os não aconselhados nos dias anteriores) e a sopa milagrosa. Pode comer toda a quantidade que quiser da sopa, vegetais e frutos.

4º dia – coma até 8 bananas e até 8 copos de leite, e toda a sopa milagrosa que quiser.

5º dia – Coma até 6 tomates e até 400 gramas de bife e toda a sopa milagrosa que quiser. Tente beber, pelo menos, 8 copos de água durante este dia, para limpar o seu sistema de todos os ácidos.

6º dia – Coma toda a quantidade de carne e vegetais que quiser (exceto batatas). Coma toda a sopa milagrosa que quiser.

7º dia – Coma arroz integral, vegetais, frutas, sumos de frutas (sem açúcar) e a sopa milagrosa na quantidade que desejar.

Pontos negativos da dieta da sopa milagrosa

Devido à baixa ingestão de leites e derivados, o consumo de cálcio é inferior ao recomendado pelas IDR (ingestão diária recomendada), visto que, uma das melhores fontes deste micronutriente, o leite, só pode ser consumido em apenas um dia da dieta da sopa milagrosa. O cálcio é fundamental para uma série de ações do organismo e deve ter um consumo diário, uma vez que o corpo não é capaz de armazená-lo como reserva por um período longo de tempo.

 

Outro mineral que se apresenta em deficiência nesta dieta é o ferro, presente em grande quantidade nas carnes vermelhas, consumidas apenas durante dois dias da dieta. Tanto o ferro como o cálcio podem ser encontrados, também, nos vegetais de cor verde escura, porém, a absorção pelo organismo destes micronutrientes provenientes destes outros alimentos é bem inferior do que os da carne e dos leites e derivados, respectivamente.

O baixo consumo de proteínas de alto valor biológico (carnes vermelhas, peixes e frangos), capazes de fornecer ao organismo aminoácidos essenciais, fundamentais para reparação de tecidos e a manutenção da homeostase do organismo, também pode ocasionar alterações importantes com o seguimento estrito da dieta.

Dieta da sopa + exercícios físicos

Devido a sua baixa oferta energética, a dieta da sopa pode levar a uma rápida perda de peso, porém se o individuo não criar hábitos saudáveis de alimentação, e exercícios físicos, o seu peso não será mantido, podendo desta forma, o chamado efeito sanfona.

Além disso, a dieta da sopa milagrosa não possui muitas variações, o que torna a alimentação monótona e sem graça. Vale ressaltar que ela não ensina hábitos alimentares saudáveis, fundamentais para o controle de peso permanente. Desta forma, podemos afirmar que a alternativa mais segura e confiável para emagrecer de forma lenta, porém, permanente, é a reeducação alimentar associada à prática regular de atividade física.

Fonte Barriga chapada

Veja também

Suco de berinjela para perder peso

Suco de berinjela para perder peso  Para quem está em busca de uma fórmula para …