Home / Curiosidade / Soluço : Causas e o que fazer

Soluço : Causas e o que fazer


O soluço é uma contração involuntária do diafragma e outros músculos do tórax, seguido do fechamento da glote e vibração das cordas vocais, sendo por isso, que produz um ruído característico.
Este espasmo é desencadeado por uma irritação de algum nervo, como o nervo vago ou o nervo frênico, ou de parte do cérebro que controla os músculos respiratórios, que pode acontecer por diversos motivos, como:
Dilatação do estômago por excesso de comida ou bebidas gasosas;
Consumo de bebidas alcoólicas;
Doenças gastrointestinais, como refluxo gastroesofágico,
Alterações dos eletrólitos do sangue, como falta de cálcio, potássio ou sódio;
Insuficiência renal, que causa excesso de uréia no sangue;
Diminuição do CO2 na corrente sanguínea, por respiração acelerada;
Infecções, como gastroenterites ou pneumonias;
Inflamações respiratórias ou abdominais, como bronquite, esofagite, pericardite, colecistite, hepatites ou doenças inflamatória intestinal;
Cirurgias na região do tórax ou abdômen;
Doenças cerebrais, como câncer, esclerose múltipla ou meningite, por exemplo.
Apesar destas possíveis causas, ainda não se sabe o exato motivo como essas alterações levam aos espasmos do diafragma e tórax e, em alguns casos, pode não se saber a causa do soluço.


Na maioria das vezes, a causa do soluço não é grave, mas, se é persistente por mais de 2 dias, ou se está acompanhado de outros sintomas que indiquem doenças como pneumonia ou doenças cerebrais, é necessário consulta o clínico geral para investigar a causa.
Causas do soluço no bebê
Os soluços no bebê são muito comuns e podem, inclusive, acontecer antes do nascimento, ainda no útero da mãe. Isto, geralmente, acontece porque seus músculos torácicos e diafragma ainda estão se desenvolvendo, assim o soluço não é motivo para preocupação. Saiba o que fazer parar parar o soluço do bebê.
Entretanto, caso o soluço dure mais que 1 dia, ou esteja atrapalhando o bebê para dormir ou amamentar, pode ter outras causas, como infecções ou inflamações, sendo, por isso, importante consultar o pediatra, para investigação e tratamento corretos.
O que fazer em caso de soluço
Normalmente, o soluço resolve-se espontaneamente em poucos minutos, entretanto, pode durar até 2 dias. Para parar o soluço, é importante resolver a sua causa, mas existem alguns métodos para fazer com que ele passe mais rapidamente, através de manobras, como beber água fria, prender a respiração por alguns segundos ou respirar dentro de um saco de papel, por exemplo, que estimulam o nervo vago e aumentam os níveis de CO2 no sangue. Confira estas e outras manobras em como parar o soluço.
Se o soluço persistir por mais de 2 dias, ou se for constante e repetitivo, é recomendado procurar atendimento com o clínico geral, para que sejam solicitados alguns exames, com raio X do tórax e exames de sangue, para investigar as possíveis causas .

Fonte : Tua Saúde

Este é um blog de noticias , curiosidades e tratamentos caseiros , ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.

Veja também

Não beba a água amanhecida ao lado da cama

Não beba a água amanhecida ao lado da cama  A maioria das pessoas tem o …