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Alho sob o travesseiro na hora de dormir

O alho é um alimento muito antigo que sempre foi utilizado como condimento de muitos pratos e ingrediente ativo de centenas de remédios. É um parente próximo da cebola e, ainda que seu odor não seja muito agradável, é um dos mais consumidos pelas pessoas em todas as partes do mundo.

Na antiguidade ele era usado como um tempero para os pratos, repelente de pragas e antídoto para espantar demônios. Embora esta última seja considerada apenas uma superstição, na atualidade há quem ainda pense que ele serve para combater as más energias. O alho é um ingrediente rico em nutrientes essenciais, com diversas aplicações medicinais e uma ampla variedade de benefícios para a saúde.

A seguir queremos recordar suas principais propriedades e uma interessante terapia que pode ser muito útil para aqueles que têm problemas de sono.

Propriedades nutricionais do alho

O alho se destaca por seu aporte significativo de calorias. Ele pode chegar a conter até 100kcal em cada 100 gramas. No entanto, dado que é consumido em poucas quantidades, ele não é um problema para o peso corporal. Além disso, contém carboidratos complexos e proteínas que contribuem para melhorar o rendimento físico e mental. Ele oferece vitaminas do complexo B e minerais essenciais como o sódio, o potássio e o magnésio. No entanto, seus principais benefícios são atribuídos a sua alta concentração de compostos sulfurados como a alicina.

Principais benefícios do alho
Embora não possa ser considerado um ingrediente milagroso para o organismo, muitos de seus efeitos o posicionaram como um dos melhores “superalimentos” que podem ser acrescentados à dieta. Por sua composição, é um bom complemento para aliviar vários tipos de infecções, transtornos metabólicos e problemas do sistema respiratório.

De fato, dado que contém antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias, ele é um grande aliado da saúde cardiovascular. Seu consumo melhora a elasticidade das artérias, diminui o excesso de colesterol e regula os níveis de pressão arterial. Ele também melhora o fluxo sanguíneo até cada uma das células do corpo e contribui para prevenir o envelhecimento precoce. São atribuídas a ele qualidades antibacterianas e antissépticas, que poderiam funcionar inclusive melhor do que alguns antibióticos sintéticos.

É um diurético natural que combate a retenção de líquidos e o excesso de inflamação dos tecidos. Além disso, está comprovado que aqueles que o incluem dentro de um plano de alimentação saudável conseguem perder mais peso em comparação com os que não o consomem.

Por que colocar um dente de alho sob o travesseiro?

Após conhecer os benefícios de consumir mais alho, falaremos sobre um tratamento simples que consiste em colocá-lo sob o travesseiro todas as noites. Este antigo segredo das avós é utilizado para promover um sono saudável e profundo, especialmente no caso de pessoas que estão tendo dificuldade para dormir. Os compostos sulfurados do alho se espalham junto com seu odor e exercem um efeito calmante que ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Nas culturas antigas acreditava-se que ele podia proteger as pessoas dos maus espíritos, mas, na realidade, a sensação de segurança que ele oferece se deve a sua concentração de zinco. Apesar de no princípio ser difícil se acostumar com o odor, com o passar dos dias ele não será mais um problema e se transformará na melhor solução para a insônia.

Como se fosse pouco, ele também tem efeitos positivos sobre o rendimento físico no dia seguinte, dado que ajuda a renovar as energias para enfrentar melhor a jornada. Recomenda-se complementar esta terapia com o consumo de, pelo menos, um dente de alho em jejum, seja sozinho ou com um pouco de limão.

Tratamento natural com alho para dormir melhor

Outra interessante forma de aproveitar os benefícios do alho para dormir consiste em preparar uma bebida natural com propriedades relaxantes.

Ingredientes
1 copo de leite (200ml) , 1 dente de alho amassado , 1 colher de chá de mel de abelhas (7,5g)
Instruções
Coloque o leite em uma panela, acrescente o alho amassado e deixe ferver durante três minutos.
Passado este tempo, espere repousar, acrescente o mel e beba. O ideal é ingeri-lo cerca de 30 minutos antes de ir para a cama para conseguir ótimos resultados. Como podemos ver, além de ser um dos melhores condimentos, o alho é um aliado para a saúde e para combater os contínuos problemas de sono. Ele pode ser aproveitado de diversas maneiras, mas é interessante experimentar terapias alternativas como as que propusemos neste artigo.

Fonte

Este é um blog de noticias , curiosidades e tratamentos caseiros , ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.

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