Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Chá de amora para emagrecer


chá-de-amoraA amora é uma frutinha pequena, mas com muitos benefícios, e se tornou a nova aliada do emagrecimento, especialmente na forma de chá, feito com folhas. “O chá de amora pode colaborar para a perda de peso devido à presença de fibra e leveduras, que facilitam a digestão e melhoram o funcionamento do intestino”, explica a nutricionista Fernanda Odebrecht Tonelli, da Clínica Livon, de Joinville (SC).

Como preparar o chá de amora

A maneira correta de fazer o chá que ajuda a emagrecer é ferver um litro de água e, depois de pronto, acrescentar de três a cinco folhas de amora. “O chá pode ser consumido no decorrer do dia em que foi preparado, quente ou em temperatura ambiente”, diz a nutricionista.

Ela ressalta, porém, que nenhum alimento, em uso isolado, tem a característica do emagrecimento. “O chá serve apenas como aliado. É importante o acompanhamento nutricional para que o cardápio seja equilibrado e completo de acordo com as necessidades de cada um”, explica.

A perda de peso varia de pessoa para pessoa, mas a média é de 1,5kg por semana, tendo uma alimentação balanceada e uma prática diária de exercícios físicos.

Outros benefícios da amora :

Os benefícios da amora vão muito além do seu sabor. Ela é composta por muitos nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, além de ter um baixo índice calórico, inferior a 450 calorias por quilo da fruta! De auxiliar na perda de peso a agente de prevenção ao câncer, a lista de motivos para consumir a fruta é longa.
Veja a seguir os maiores benefícios da amora e entenda as propriedades que fazem da fruta uma aliada da saúde e boa forma:

1- Melhora a pressão sanguínea

É fonte de resveratrol, um antioxidante flavonóide importante para a regulação da vasoconstrição das veias sanguíneas. Ele reduz a ação do hormônio angiotensin, responsável pela elevação da pressão nos vasos, e potencializa a produção óxido nítrico, um hormônio que induz a vasodilatação. A fruta também é rica em minerais como potássio, magnésio e manganês, que são importantes para o bom funcionamento da circulação sanguínea. Isso significa que o consumo da amora pode ser um grande aliado na prevenção de enfartes cardíacos e e acidentes vasculares.

2- Reforça o sistema imunológico
A vitamina C, presente em abundancia na amora (36.4 mg / 100mg), é conhecida por sua ação protetora contra doenças infecciosas. Consumir alimentos ricos em vitamina C reforça o sistema imunológico, pois ela é um poderoso antioxidante que prende os radicais livres produzidos por nosso organismo em caso de stress provocado por inflamações, ou por produtos químicos que consumimos. A amora possui quase a mesma proporção de Vitamina C que a laranja, com a vantagem de ter menos açúcar e mais proteínas. Uma porção de amoras é suficiente para suprir a necessidade diária desta vitamina.

3- É benéfico para a visão
A retina também sofre com a ação dos radicais livres, que aceleram seu envelhecimento. Os carotenóides presentes em alguns alimentos ajudam a reduzir os danos causados, melhorando a visão. A amora é rica em zea-xanthin, um antioxidante carotenóides que se concentra naturalmente na retina e ajuda na prevenção de doenças, como a catarata.

4- Ótima fonte de ferro
O ferro presente nas amoras (1.85 mg/100mg) é essencial para a boa circulação sanguínea. Ele é o principal componente da hemoglobina, responsável por carregar o oxigênio no sangue. Encontrar grandes quantidades de ferro em frutas é algo incomum, então beneficie da amora para evitar anemias.

5- Fortalece os ossos
Juntamente com o ferro, a amora possui elementos essenciais para a regeneração de tecido ósseo. A vitamina K e o cálcio presentes na amora devem ser consumidas regularmente, em especial por adultos e idosos para a prevenção de osteoporoses e do desgaste natural dos ossos que é provocado pelo envelhecimento.

6- Ajuda na perda de peso
Além das poucas calorias, a amora é rica em vitaminas que aceleram o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. As vitaminas do complexo B e vitamina K são, assim, os melhores aliados de uma dieta saudável. Acrescentando que ela é rica em fibras, a amora passa ao topo da lista para o café da manha ou lanche da tarde em uma dieta de emagrecimento.

E se você é um dos sortudos de ter uma árvore de amora no jardim, saiba que além de se deliciar com estas frutas milagrosas você pode também utilizar a folha para auxiliar no emagrecimento. Isso mesmo, chá de folha de amora é um ótimo aliado na perda de peso e no funcionamento do intestino!

Um componente encontrado na folha de amora bloqueia a enzima que realiza a digestão de carboidratos. Assim, o 1-deoxynojirimycin presente no chá o ajudara a eliminar parte dos carboidratos ingeridos.

7- Combate o envelhecimento
Como já dissemos, a amora é um pacote completo de antioxidantes. Entre os principais antioxidantes presentes na amora, as vitaminas A e E devem ser destacadas por sua ação sobre os radicais livres derivados de oxigênio. O potencial destes antioxidantes em neutralizar os radicais livres é também considerado uma protenção contra o câncer, doenças neurológicas, inflamações e infecções bacterianas.

Uso milenar da amora
Estes benefícios da amora estudados pela ciência moderna são aproveitados há séculos pela medicina asiática.

Os chineses usam estas frutas, há diversas gerações, como um remédio natural: a amora é dita ser um purificador do sangue e elixir de juventude.

Além da saúde
Se esses benefícios da amora não foram o suficiente para lhe fazer correr até a feira mais próxima, saiba que a fruta também ajuda na pele e cabelo:

Os antioxidantes são conhecidos por seu potencial anti-idade, combatendo os radicais livres que envelhecem a pele. As vitaminas A e E presentes na fruta são o melhor remédio para a pele seca. As propriedades anti-UV dos carotenóides ajudam a regular a síntese de melanina que é a defesa natural da pele contra a ação do sol. Da mesma forma, ela retarda o branqueamento dos cabelos (diminuem a perda natural da melanina, provocada pelo envelhecimento).
Agora só falta escolher a melhor receita de amora e se deliciar com este fruto, que além de gostoso é muito saudável!

Esta informação não deve nunca substituir o conselho de um médico se você tem alguma dúvida, consulte o seu médico.

Fechado para comentários.