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Aumentar o bom colesterol


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Mas o mais importante a saber não é tanto qual é o colesterol bom e qual o prejudicial, mas sim como manter ambos em níveis saudáveis. Neste artigo, você vai conhecer quais alimentos ajudam a aumentar esse colesterol “bom”.
Por que o colesterol bom é importante?
Conhecido pela sigla HDL (em inglês), o colesterol bom atrai as partículas de gordura que se acumulam nas paredes das artérias, evitando placas de gordura, conhecidas como ateroma. Essas placas grudam nas paredes das artérias e provocam várias doenças, como, como problemas de circulação e aterosclerose.
O colesterol alto é um problema “silencioso”, porque não apresenta sintomas até que as artérias já ficam muito obstruídas, por isso, é preciso prestar muita atenção aos fatores de risco.

Os níveis normais de HDL para um adulto são entre 40 e 60 mg/dl. Esses valores indicam que não hã riscos para a saúde, pois o HDL evita problemas cardiovasculares, cuida do coração e impede o acúmulo de gordura nas artérias.

Alimentos que aumentam o colesterol bom
Assim como o LDL, o colesterol ruim aumenta ou diminui de acordo com o tipo de alimentos que ingerimos, o mesmo acontece com o HDL.

Ácidos graxos ômega 3 e 6
Os ácidos graxos fazem muito bem ao coração. A partir deles, o fígado pode fabricar substâncias chamadas prostaglandinas, que têm propriedades anti-inflamatórias, evitam a trombose e são vasodilatadoras. Isso quer dizer que as prostaglandinas melhoram a circulação sanguínea e o aumentam o colesterol bom. Onde é possível encontrá-los?

— Nozes
— Sementes de linhaça
— Quinoa
— Chia
— Lentilhas
— Feijões
— Grão-de-bico
— Abacate
— Brócolis
— Repolho
— Peixes gordurosos (cavala, sardinha, salmão e atum)

Para aproveitar os benefícios do ômega 3, você deve seguir os seguintes conselhos:

— Utilizar óleos vegetais de qualidade (prensados a frio)
— Consumir alimentos crus, no caso das sementes ou óleos, e a vapor quando se tratar dos peixes e legumes (de outra forma, eles perdem as suas propriedades nutricionais).
— Comer um prato de legumes duas vezes por semana, também no vapor ou salteadas com azeite de oliva.
— Coloque as sementes sobre o iogurte, as sopas, saladas, tortas, vitaminas ou sucos.
— Em menor quantidade, você pode consumir laticínios desnatados ou ovos como fontes de ômega 3.

Antioxidantes
Os antioxidantes reduzem o colesterol ruim e ampliam a vida do útil do colesterol bom. A vitamina C e os flavonoides são um exemplo, assim como o licopeno e os betacarotenos.

Todos podem ser obtidos através de frutas e vegetais, como o tomate, a cenoura e a abóbora. Além disso, fornecem fibras que limpam o organismo e ajudam a eliminar o colesterol da bile através das fezes.
Recomenda-se comer cinco porções ao dia dos seguintes vegetais, que possuem alto teor de antioxidantes:

— Alcachofra
— Acelga
— Berinjela
— Abobrinha
— Repolho
— Aspargos
— Espinafre
— Mandarina
— Manga
— Melão
— Nabo
— Laranja
— Ameixa amarela
— Mamão papaia
— Pimenta
— Abacaxi
— Rabanete
— Cenoura
Receita de chá de linhaça
Para fazer o chá de linhaça você vai precisar de:

– 4 colheres de sopa de sementes de linhaça
– 500 ml de água

Coloque os 500 ml de água em uma panela e leve ao fogo, quando a água chegar a quase alcançar o ponto de fervura, desligue o fogo e acrescente as sementes de linhaça. Em seguida, abafe com a tampa da panela e deixe descansando por aproximadamente 10 minutos. Após isso, coe o chá e tome duas ou três xícaras ao dia. Se desejar, acrescente uma colher de sopa de outras ervas.

Caros amigos e visitantes, este blog não se destina em nenhuma hipótese a dar diagnósticos ou sugerir tratamentos, mas tão somente a alertar acerca de problemas de saúde. Faça um bem a si mesmo. Na existência de algum problema de saúde procure um médico.

Um comentário em “Aumentar o bom colesterol

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    Eu estou adorando as matérias, esclarecedoras e interessantes !!! Muito obrigada pelas informações.

Fechado para comentários.