Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Mitos e verdades sobre cosméticos


cosméticos-mitos-e-verdades

Se você é fã de produtos de beleza, certamente já caiu em tentação em alguma farmácia ou loja especializada ao ver tantos cosméticos a preços acessíveis nas prateleiras. Ou mesmo já fez “experimentos” com alguns dos creminhos encontrados na penteadeira da sua mãe ou avó.

Por mais que a indústria de cosméticos esteja em constante renovação, com lançamentos surgindo a todo o momento, alguns produtos simples e baratos passam de geração para geração. E, conforme os anos passam, as pessoas acabam criando novas finalidades para eles. Uma pomada para cuidar das assaduras dos bebês se transforma, por exemplo, em um creme para secar espinhas.

Mas nem todas essas “criações” surtem um efeito real na pele das pessoas. Além disso, é preciso cuidado, já que usar o produto errado na sua pele pode deixá-la oleosa, ressecada, irritada e até com espinhas.

O que você vai ler a seguir é baseado na opinião destes profissionais.o dermatologista Adilson Costa e a professora Maria Helena Rossi, coordenadora do Ibeco (Instituto Brasileiro de Eletroterapia e Cosmetologia).

Pomada Hipoglós pode ser usada como uma máscara hidratante para o rosto?

Mito

hipoglos

É preciso tomar cuidado ao usar a pomada para fins estéticos. Se aplicada no rosto, ela bloqueia os poros da pele, o que pode desencadear a formação da acne. O ideal é passar apenas em alguns pontos, evitando que sua pele fique oleosa.

Hipoglós  ajuda a secar as espinhas?

Verdade

Por conter dióxido de zinco, a pomada tem realmente uma ação secativa. Além disso, ela contém na fórmula substâncias como lanolina, que evitam um ressecamento muito grande. O ideal é aplicar pequenas quantidades da pomada apenas no local da espinha.

Posso passar Creme Nívea no rosto todo para hidratá-lo?

Mito

nívea

Esse creme tem funções hidratantes, mas possui uma substância, chamada eucerite, que é um tanto oleosa. Ele serve bem para hidratar áreas ressecadas do corpo, como cotovelos, mãos e pés. Se você tem a pele seca ou envelhecida, pode até passar no rosto, mas não todos os dias. Ele também não serve para tratar as espinhas, já que não possui propriedades secativas.

Xampu Johnson’s pode ser usado como demaquilante para os olhos?

Verdade

shampoo-jhonson

Esse tipo de xampu serve sim para tirar a maquiagem, até mesmo aquelas que são à prova d’água. Mas, segundo os especialistas, é preciso cuidado, já que a região dos olhos costuma ser mais seca que outras áreas do rosto. Se você quer evitar rugas na região é melhor encontrar um demaquilante mais oleoso. Até mesmo os óleos para bebê podem cumprir essa função quando aplicados com um algodão.

Sabonete de enxofre evita espinhas e elimina a oleosidade?

Verdade

sabonete

Esse tipo de sabonete também contém dióxido de zinco na sua composição, além de ter ação bactericida. Como ele resseca a pele, use apenas se a sua for oleosa. Caso contrário, você pode ficar com o rosto descascando.

Pomada Bepantol pode ser usada nos lábios para hidratá-los?

Verdade

Bepantol

Essa pomada tem uma função regenerativa e emoliente. Quando aplicada, ela mantém a região úmida, o que protege a pele. Como a pele dos lábios é mais fina, ela deixa a região hidratada e sem rachaduras. Mas é preciso cuidado se você for passar o produto antes de dormir, já que pode passar a língua e ingerir a pomada durante a noite.

Fechado para comentários.