Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Evite potes de plástico na marmita


marmita

Muita gente está aderindo às famosas marmitas, uma forma prática e segura para manter a dieta e se alimentar de maneira saudável. No entanto, é preciso ficar atento ao material do pote da marmita. Já parou para pensar nisso?

Hoje em dia encontramos diversos tipos de marmitas, uma mais elaborada que a outra, mas precisamos prestar atenção ao material utilizado. As embalagens de plásticos são as mais comuns, pois são práticas, parecem ser higiênicas, não quebram e ainda são mais baratas. Mas, será que elas são apropriadas para guardar alimentos? A resposta é: não!

PERIGOS DO BISFENOL A

O problema está nas substâncias químicas utilizadas para dar maleabilidade, cor e resistência às embalagens plásticas, são os chamados bisfenol A (BPA) e ftalatos. Esses elementos agem como toxinas no corpo humano, uma vez que passam do plástico para os alimentos.
Os BPA e os ftalatos atuam como desreguladores de hormônios, pois imitam hormônios naturais que provocam diversas ações no organismo. Então, sempre dê preferência às embalagens de vidro, cerâmica ou aço inox. Seu organismo agradece!

COMO EVITAR O USO DO BPA

Não faça uso do plástico filme sobre os alimentos (substitua por papel manteiga).
Evite comprar produtos embalados em plástico, até mesmo aquele saquinho do mercado para colocar frutas (use somente no mercado e depois retire o alimento do saco quando chegar em casa).
Esqueça o uso de utensílios de plástico no micro-ondas (quando for aquecer algo transfira para um prato ou um pote de vidro).
Gestantes e bebês devem evitar ao máximo consumir alimentos nessas embalagens, inclusive mamadeiras, chupetas ou outros produtos de plástico.

Como identificar o Bisfenol A nas embalagens
Para identificar produtos que contenham bisfenol A deve-se observar nas embalagens a presença dos números 3 ou 7 no símbolo de reciclagem do plástico, pois esses números representam que o material foi feito utilizando o bisfenol.

bisfenol

bisfenol1