Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Batatas : Utilidades fora da culinária


Além de ser um ótimo ingrediente na culinária, a batata também é uma aliada para a saúde, para a beleza e também pode ser usada na limpeza da sua casa. Confira abaixo 10 dicas para utilizar a batata fora da culinária:

Para reduzir as olheiras: Coloque fatias finas de batata sobre as olheiras. A batata reduz o inchaço e as olheiras que são causadas pelo cansaço e por noites mal dormidas.

Antienvelhecimento: Deixe esfriar a água que você usou no cozimento das batatas e use essa água para lavar o rosto. As propriedades de batata ajudam no combate ao envelhecimento da pele.

Para aliviar queimaduras solares: As cascas e as fatias das batatas podem ser usadas para diminuir o vermelhão causado pelo excesso de exposição ao sol.

Verrugas: A batata pode te ajudar a sumir com as verrugas. Esfregue uma fatia de batata sobre a verruga todos os dias até que ela desapareça.

Reumatismo: O suco de batata crua é considerado um ótimo remédio natural para o tratamento do reumatismo.

Remova manchas e cola das mãos: Passe uma fatia de batata crua antes de lavar as mãos. A goma da batata facilita a remoção de resíduos de cola e de sujeira.

Compressas: As batatas podem substituir o saco de gelo ou a água quente usados para fazer compressas. É só aquecer ou esfriar uma batata e enrolá-la em um pano ou uma gaze.

Limpe ferramentas enferrujadas: Esfregue fatias de batatas cruas nas ferramentas que estão enferrujadas. A batata ajuda a remover a oxidação causada pela ferrugem.

Talheres limpinhos: Para limpar e polir os talheres, utilize a água do cozimento das batatas. Mergulhe os talheres nessa água ainda morna e deixe lá por uma hora. Depois é só enxaguar os talheres.

Limpeza de sapatos: Use uma fatia de batata crua para remover a sujeira de sapatos feitos com material impermeável e solados de borracha. Depois é só passar um pano ou uma escova para sapatos.

Os truques caseiros para a pele do rosto ficar radiante poderão ser usados quando precisar revigorar a aparência de maneira rápida. Antes de sair para uma festa, depois de um dia de trabalho, por exemplo. Em ocasiões assim, a face costuma estar com aparência cansada, e nem sempre a maquiagem resolve. Mas existem maneiras práticas para dar um frescor, quase instantâneo, proporcionando brilho e vivacidade ao rosto.

Receita com batata
Se quiser deixar a face limpa e com a aparência mais clara, providencie uma batata, uma tigela, água filtrada e um chumaço de algodão. Lave bem a batata, corte em fatias, transfira para a tigela, e coloque água o suficiente para cobrir. Espere cerca de 10 minutos, ou até que a fécula da batata tenha se fundido com a água. Vai identificar essa transferência pela coloração da água, que ficará branca. Lave o rosto normalmente, enxugue, e com o chumaço de algodão aplique a água da batata por todo o rosto. Deixe 10 minutos, ou 15, e enxágue com água fria.

 

Fonte

Esta informação não deve nunca substituir o conselho de um médico se você tem alguma dúvida, consulte o seu médico.