Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Língua : O que ela diz sobre sua saúde


Muita gente pensa que a língua serve apenas para a fala e também para sentir sabores, no entanto o órgão pode ter outra função que pouca gente imagina: dizer como está a sua saúde. De acordo com a medicina ayurvédica, um tipo de medicina alternativa baseada em ervas, massagens e dietas, e com a medicina chinesa, a língua pode ser utilizada para fazer diagnósticos.

Na medicina oriental, ela é vista como um verdeiro mapa, que apresenta várias características que podem indicar algo ao serem lidas, como cor, textura, tamanho e marcas.
Dessa maneira, com um pouquinho de atenção e observações diárias é possível detectar alguns problemas antes que eles se tornem doenças. Como fazer isso? É o que você vai descobrir agora:

Esbranquiçada

Muitas pessoas costumam apresentar uma cobertura esbranquiçada na língua principalmente pela manhã. Parece algo comum, no entanto pode ser um sinal da existência de toxinas no estômago ou intestinos. Essas toxinas geralmente são produzidas pela má digestão ou digestão incompleta dos alimentos. Além disso, a  esbranquiçada também pode ser um sinal de acúmulo de muco. Neste caso, basta evitar leite e laticínios e comer comidas mais leves.

Amarelada

A língua amarela pode ser sinal de excesso de bile na vesícula biliar ou também pode indicar que o fígado não está muito bem. Quem apresenta a língua com esta coloração, deve evitar doces, bebidas alcoólicas e principalmente comidas industrializadas.

Pálida
Neste caso a falta de cor é que indica o problema. Quando a língua parece descolorida e apagada, pode ser um sinal de anemia. Ingerir alimentos nutritivos e ricos em ferro, magnésio e zinco podem ajudar. Os vegetais de cor verde escura são uma boa pedida.

Língua azulada

A língua azulada pode ser um indicativo de problemas cardíacos, é bom ficar atento e, caso a características persistia é bom consultar um médico.

Saudável

Parabéns!!! Se a sua língua tem esse aspecto, ela está saudável, isso significa que sua saúde está aparentemente boa, mas não deixe de ir sempre ao médico/dentista fazer os seus check-ups.

Informações adicionais
Encontrando qualquer cor diferente da normal na sua língua, é importante procurar um médico imediatamente, só ele pode saber qual é a forma definitiva de resolver o problema. E um problema identificado logo no começo é muito mais fácil de ser tratado, evite ficar enrolado, na matéria acima apenas demos orientações para que você saiba que a sua saúde pode não andar tão bem quanto você imaginava.

Fonte: Extra

Esta informação não deve nunca substituir o conselho de um médico se você tem alguma dúvida, consulte o seu médico.