Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Infecção urinária : Combata com remédios naturais


No sistema urinário habitam milhões de bactérias que, quando conseguem se proliferar, geram infecção das vias urinárias que afetam a qualidade de vida. Sua aparição pode ocorrer por um enfraquecimento do sistema imunológico, ainda que também por maus hábitos de higiene, relações sexuais e problemas nos rins. Ainda que os homens também as desenvolvam muito, são as mulheres as mais suscetíveis a desenvolvê-las devido ao fato de que sua uretra é mais curta e facilita a passagem dos germes.

Apesar da sensação de ardor e dor ser seu sintoma mais comum, também podem ser apresentar:

Episódios de febre;

Mudanças na urina;

Mal-estar geral;

A boa notícia é que nem sempre é necessário recorrer a produtos farmacológicos para enfrentar seus sintomas. Há alguns remédios naturais que podem ajudar a acelerar sua recuperação para evitar outras complicações. Neste espaço queremos revelar 5 interessantes opções para que você não deixe de prepará-las quando o problema surgir. Confira!

1. Chá de abacaxi contra as infecção das vias urinárias

As propriedades diuréticas da infusão de abacaxi são um grande apoio para estimular a limpeza das vias urinárias diante da presença de agentes infecciosos. Seu agente ativo, a bromelina, tem um efeito antibacteriano e anti-inflamatório que contribui para controlar os sintomas das infecções.

Ingredientes
2 rodelas de abacaxi com casca;
2 xícaras de água (500 ml);

Preparo
Corte as rodelas de abacaxi em vários pedaços e, depois, adicione-as em uma panela com duas xícaras de água.
Coloque para ferver durante 8 a 10 minutos, em fogo baixo, e retire.
Espere que repouse a uma temperatura apta para o consumo, passe em um coador e tome 2 vezes por dia.

2. Infusão de salsão
A infusão de salsão é uma bebida com compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que, ao serem assimilados, controlam os incômodos causados pela infecção urinárias. Suas substâncias ativas exercem um interessante efeito diurético que, além de aliviar a inflamação, ajudam a depurar os rins e a bexiga.

Ingredientes
1 talo de salsão , 1 xícara de água (250 ml)

Preparo

Coloque uma xícara de água para esquentar e, quando entrar em ebulição, adicione o talo de salsão previamente lavado e cortado.
Espere que repouse durante 10 minutos, coe e tome.
Repita o consumo até 3 vezes por dia.

3. Chá de cúrcuma

A cúrcuma contém um poderoso pigmento chamado curcumina que, além de sua cor característica, lhe confere efeitos anti-inflamatórios e antibióticos. Estas qualidades a transformam em um bom complemento contra as infecções das vias urinárias e, por sua vez, uma aliada contra a inflamação.

Ingredientes
1 colher de chá de cúrcuma em pó (5 g)
1 xícara de água (250 ml)
Mel de abelhas

Preparo
Adicione uma colher de chá de cúrcuma em pó em uma xícara de água fervendo e deixe-a repousar de 5 a 10 minutos. Depois desse tempo, adoce com mel e consuma.
Tome 2 xícaras por dia até aliviar a infecção.

4. Alho com mel
Tanto o alho quanto o mel de abelhas fazem parte do grupo de antibióticos naturais que podem ajudar a frear uma grande variedade de infecções. Ambos os ingredientes podem ser combinados em um só tratamento para frear o crescimento das bactérias que geram as infecções das vias urinárias.

Ingredientes
1 dente de alho , 2 colheres de sopa de mel de abelhas (50 g).

Preparo
Amasse um dente de alho em um pilão e misture com duas colheres de sopa de mel.
Depois de obter uma pasta, consuma em jejum.
Se quiser, você pode adicioná-la em meia xícara de água morna para facilitar seu consumo.
Repita todos os dias até controlar este problema.

5. Suco de cebola

Os compostos de enxofre que o suco natural da cebola contém são poderosos agentes antibacterianos que podem ajudar a limpar os condutos urinários para controlar as infecções. Sua ação anti-inflamatória e diurética alivia a sensação de dor e ardor e, de quebra, facilita a eliminação dos líquidos retidos nos tecidos.

Ingredientes

1 cebola , 1/4 de xícara de água (62 ml) , 2 colheres de mel de abelhas (50 g).

Preparo
Adicione todos os ingredientes no liquidificador e processe até obter um suco homogêneo. Divida esta porção em 3 doses por dia, distribuídas ao longo do dia. Tome durante 3 ou 4 dias seguidos.
O consumo de qualquer um destes remédios naturais pode ajudar a aliviar os sintomas das infecções urinárias leves. Porém, para evitar reações adversas é recomendável optar por um deles e não misturá-los.

Fonte 

Este é um blog de noticias,curiosidades e tratamentos caseiros , ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.