Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Dormir do lado esquerdo


dormir-do-lado-esquerdo
Você já ouviu falar em Ayurveda? Essa milenar medicina indiana tem a boa digestão como um de seus princípios. Segundo seus ensinamentos, o fornecimento de toda a matéria-prima necessária às células é fonte de vigor e saúde para o corpo. Existe até uma para posição para deitar depois da refeição que faz com que os alimentos sejam bem digeridos.

Posição para deitar que melhora a digestão
O fisioterapeuta Henrique Bortolan, do instituto Palin, explica que a Ayurveda ensina a deitar-se sobre o lado esquerdo do corpo por 15 minutos após as refeições para que a digestão seja mais rápida e eficaz.

O benefício da posição estaria relacionado à sua ação sobre o sistema linfático, que sofre uma pequena compressão e facilita a liberação de enzimas digestivas. “Essas substâncias emulsificantes vão neutralizar todo o alimento que foi ingerido e otimizar o processo digestivo”, explica Henrique. Um estudo holandês – conduzido segundo os preceitos da medicina ocidental e publicado no The American Journal of Gastroenterology – reforça que deitar sobre o lado esquerdo é a melhor opção para a digestão, mas dá outra explicação.

Segundo os pesquisadores, repousar sobre o lado direito provoca relaxamento do esfíncter do esôfago e aumenta as chances de acontecer um refluxo gastroesofágico, ou seja, a comida que estava no estômago subir em direção ao esôfago. Em um estudo holandês divulgado na publicação americana The Journal of Clinical Gastroenterology, os especialistas garantem: dormir virado para o lado esquerdo é a melhor maneira de garantir nossa saúde e bem-estar.

1) Promove a drenagem linfática adequada.
O que significa: facilita o transporte da linfa, que carrega elementos importantes, como proteínas , glicose e metabólitos – que devem ser filtrados pelos nódulos linfáticos e conduzidos para o lado esquerdo. Além disso, ajuda a expulsão de algumas substâncias desnecessárias e tóxicas ao corpo. Muuuuito interessante!

2) Contribui para a digestão.
Como pâncreas e estômago estão do lado esquerdo, dormir desse lado é a melhor maneira de canalizar os sucos gástricos, afirma a publicação. Outra vantagem é que as enzimas pancreáticas são secretadas mais facilmente. Se você, querida amiga, for uma pessoa afortunada que tem direito a uma sesta após o almoço, já sabe para que lado virar. Essa técnica evita até dores no estômago e cansaço ao levantar. E também evita o refluxo, segundo a Ayurveda, que concorda com a tese dos holandeses sobre os benefícios de deitar do lado esquerdo.

3) Cuida da saúde do coração.
A maior parte do coração está localizada no lado esquerdo do corpo. Por isso, quando dormimos virados para esse lado, facilitamos suas batidas. Papai, opine, por favor!

4) Protege o sistema imunológico.
Está escrito no estudo: “O baço é essencial tanto para digestão, quanto para o sistema imunitário e, como sabemos, também fica do lado esquerdo do corpo. Se nós favorecermos o sentido natural da gravidade dos nossos órgãos, enquanto dormimos, estaremos contribuindo para a boa direção dos fluidos”.

5) Alivia dores na gravidez.
Encontrar uma posição confortável para dormir com o barrigão não é nada fácil. Tenho acompanhado minha gestante irmã nesse sofrimento Porém… dormir virada para o lado esquerdo permite o aumento do fluxo de sangue e de nutrientes para a placenta. Além de tudo, estimula a função renal, diminuindo edemas e inchaços, ouviu maninha!? Obviamente, a pobre gestante não aguenta passar a noite inteira virada para o mesmo lado, portanto, avisam os estudiosos, não há problema algum em mudar para o lado direito quando se sentir cansada

Esta informação não deve nunca substituir o conselho de um médico se você tem alguma dúvida, consulte o seu médico.