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Magnésio : Sintomas e causas


Os benefícios do magnésio têm estado em destaque ultimamente e recebendo muita atenção de especialistas em saúde. Considerado extremamente importante para a saúde dos ossos, atua também no controle dos níveis de glicose no sangue, sistema imunológico, regulação da pressão arterial, circulação, bom funcionamento do sistema digestivo e até mesmo para o relaxamento dos músculos.

Os seus benefícios estão ficando cada vez mais conhecidos, no entanto, o que tem feito com que o assunto esteja em alta é que a falta de magnésio no corpo é bastante comum e muita gente nem sabe que está sofrendo em virtude da insuficiência deste mineral. Além do baixo consumo de alimentos ricos em magnésio, outro fator que contribui com a deficiência do mineral no organismo é o fato do solo brasileiro ser pobre em minerais como o magnésio.

“Somado às características do solo, outro fator que contribui para a insuficiência do mineral no organismo é o excesso de alimentos industrializados e processados que são incluídos na rotina alimentar. A suplementação é essencial para evitar a insuficiência, já que alimentos ricos em magnésio precisariam ser consumidos em grandes quantidades para uma suplementação adequada. O ideal é suplementar em cápsulas, de 400 a 1000mg/dia, podendo ser o cloreto de magnésio, citrato de magnésio, óxido de magnésio ou dilamato de magnésio”, explica o médico Patrick Rocha, pesquisador na área da nutrição e presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC).


Outro efeito almejado e que gera polêmica é o consumo para emagrecer. Segundo Patrick Rocha, o magnésio não emagrece, mas a questão central é que ele colabora para que o organismo funcione bem e isso pode refletir no peso. “O cloreto de magnésio pode ser considerado um facilitador do processo de emagrecimento, mas é preciso salientar que não existe nenhum suplemento milagroso capaz de prover emagrecimento. Na verdade, o que emagrece são bons hábitos. Sabe-se que a falta de magnésio no organismo causa resistência insulínica, que pode culminar em ganho de peso e até mesmo no desenvolvimento do diabetes. Além disso, sua ação é preventiva a cãibras, cansaços e lesões musculares, o que é um verdadeiro estímulo à prática de atividade física, algo que favorece diretamente a perda de peso”, explica Dr. Rocha.

Essencial para o bom desempenho do corpo humano, funções fisiológicas do cérebro, coração e músculos, muitos dos sintomas  são silenciosos por serem facilmente confundidos, fazendo com que se torne difícil descobrir sua deficiência. Podem indicar a falta  sintomas como fraqueza muscular, apatia, fadiga, insônia, constipação, taquicardia, câimbras e formigamento.

Diante da importância do mineral para o organismo, segundo o médico, o mais indicado é aliar o suplemento com a ingestão frequente de vegetais verdes folhosos, como rúcula, agrião, espinafre, couve-flor, brócolis, couve-manteiga, alface, chicória, que são excelentes fontes de antioxidantes, vitaminas e minerais, além de incluir também alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico e gorduras de boa qualidade.

Via –> Terra

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