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Vitamina C


A vitamina C, ou ácido ascórbico, é essencial na formação do colágeno, que dá estrutura aos tecidos do corpo, e na absorção do ferro, além de ter participação na regulação do metabolismo do organismo e na formação de células sanguíneas. Por isso, a sua falta pode provocar sinais e sintomas como:

Cansaço, palidez e tontura, devido à anemia causada pela pouca absorção do ferro; Dificuldade para a cicatrização de feridas, devido à deficiência do colágeno; Sangramentos, principalmente pela gengiva e nariz, mas que podem surgir em qualquer local do corpo, devido ao rompimento dos tecidos que suportam os vasos sanguíneos; Manchas arroxeadas pelo corpo, também pela fragilidade dos vasos sanguíneos; Deformidades ósseas e aumento do risco de fraturas, principalmente em crianças, pois altera o processo de calcificação e formação dos ossos; Queda do cabelo e enfraquecimento das unhas, pelo enfraquecimento dos tecidos; Dor óssea, inchaço no corpo e enfraquecimento das cartilagens e articulações;

Queda e amolecimento dos dentes, pois a altera a formação da dentina, que é a matriz dos dentes;
Aumento do risco de infecções, como gripes e resfriados, pois a falta de vitamina C prejudica a formação dos glóbulos brancos e altera várias funções do sistema imune;
Tristeza, stress mental e dificuldades de raciocínio, pois a falta desta vitamina pode produzir alterações químicas cerebrais.

A doença causada pela deficiência de vitamina C é chamada de escorbuto, e o conjunto destes sinais e sintomas começa a surgir após 45 a 80 dias de falta da vitamina. Os escorbuto infantil é chamado de doença de Moeller-Barlow, e se caracteriza, também, por importantes deformidades ósseas, crescimento prejudicado e alterações cardíacas.


Causas de falta de vitamina C
A vitamina C é absorvida no intestino e a sua principal fonte é alimentação, portanto, a falta desta vitamina acontece quando a dieta é insuficiente ou quando a absorção pelo intestino não é adequada. Assim, alguns dos principais fatores de risco são:

Desnutrição; Anorexia; Tabagismo; Alcoolismo; Doenças e inflamações intestinais, como a doença de Chron;
Gravidez e amamentação. Além disto, bebês que não amamentam, e que consomem fórmulas que não são enriquecidas com vitamina C também têm risco de desenvolvimento desta deficiência.

Como é feito o tratamento
A vitamina C é encontrada, principalmente, em frutas e vegetais, como abacaxi, acerola, laranja, limão e pimentão, por exemplo, sendo importante a presença destes alimentos na dieta para suprir as necessidades diárias. Confira a lista completa de alimentos fontes de vitamina C.

A quantidade de vitamina C que deve ser consumida diariamente é de cerca de 60mg, entretanto, algumas pessoas podem necessitar de quantidades maiores, como gestantes, fumantes e pessoas em uso de alguns remédios que podem prejudicar a absorção desta vitamina, como anticoncepcionais, antidepressivos e diuréticos, sendo recomendado conversar com o médico e o nutricionista para ajustar a reposição da vitamina, nestes casos.

Como a vitamina C pode ser eliminada, aos poucos, através da urina, o seu consumo deve ser diário, e caso a quantidade necessária não seja alcançada com a alimentação, também é possível consumir suplementos com vitamina C, como Targifor, Bio-C ou Redoxon, por exemplo. Entretanto, o seu consumo deve ser aconselhado, de preferência, por um nutricionista para que não seja feito em falta ou em excesso.

Para que serve a vitamina C
A vitamina C tem papel importante na regulação do metabolismo do corpo, na formação de hormônios e de células sanguíneas, assim como na composição do colágeno e dos tecidos que formam a pele, os vasos sanguíneos, ossos e cartilagens.

Além disso, esta vitamina também é um poderoso antioxidante, capaz de nutrir as células e eliminar radicais livres responsáveis pelo desgaste dos tecidos, e, por isso, previne o surgimento de doenças e envelhecimento precoce.

Via—> Tua saúde

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