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Gorduras : As boas e más para a saúde


GordurasExistem 3 principais tipos de gorduras que podem ser ou não prejudiciais para a saúde. Acompanhe este artigo e saiba quais são as gorduras boas e más para a saúde.
Tipos de gorduras
Os principais tipos de gorduras que existem são os seguintes:

1. Gordura trans
A gordura trans é a gordura mais prejudicial que existe. Ela é resultado do processo de hidrogenação feito pela indústria alimentícia. Essa gordura tem como função conferir sabor, textura e aumento da durabilidade dos produtos industrializados.

Essa gordura está presente naturalmente em alguns alimentos, porém, é em quantidade insignificativa. O maior perigo é a gordura trans presente nos produtos industrializados que pode ser identificada nos rótulos como gordura trans ou gordura hidrogenada. Nosso corpo não precisa de gordura trans, por isso, ela pode fazer muito mal à saúde. Ela atua diretamente sobre os níveis de colesterol aumentando o colesterol ruim (LDL) e reduzindo o colesterol bom (HDL), o que deixa o organismo propenso ao aparecimento de doenças cardiovasculares.


Os principais produtos que contêm gordura trans são: Margarina , Biscoitos  , Sorvetes , Salgadinhos de pacote , Batata chips, batata palha e batata frita , Molhos prontos Pipoca de microondas , Óleos vegetais refinados como óleo de soja, de milho, de girassol, etc , Frituras , Produtos de pastelaria e panificação

2. Gordura saturada
A gordura saturada está presente, principalmente, nos alimentos de origem animal. Há tempos atrás era considerada a pior gordura para a saúde até descobrirem que a vilã era a gordura trans.
Sabe-se, hoje, que a gordura saturada não é uma vilã como muito se pensava. Ela pode ser prejudicial sim, porém, quando é consumida em excesso. Nosso corpo também precisa desse tipo de gordura, porém, na quantidade correta. Por isso, consuma com moderação.

3. Gordura insaturada
A gordura insaturada é considerada a mocinha entre todas as gorduras. Ela oferece vários benefícios à saúde e os principais são manter os níveis de colesterol regulares e atuar como um anti-inflamatório.
A principal gordura insaturada para a nossa saúde é o ômega 3. Está presente em alimentos como:
Azeite de oliva extravirgem . Oleaginosas como as castanhas , Sementes ou óleo extravirgem de sementes como linhaça e chia , Peixes ou óleo de peixes como sardinha, atum, salmão, truta, carpa, arenque, cavala, entre outros

( Conteúdo com direitos autorais ) [ Fotos: Reprodução / Google ]

Este é um blog de noticias , curiosidades e tratamentos caseiros , ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.


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