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Stevia : Benefícios e Contra indicações


SteviaConhecida por muitos apenas como uma nova opção de adoçante de mesa, stevia é o nome da planta da qual o adoçante é extraído. Considerado saudável por vir de uma fonte natural, a stevia pode ser encontrada em lojas de produtos naturais para incluir nas receitas caseiras e também é cada vez mais utilizada pela indústria em refrigerantes, sucos e outros doces.

5 Benefícios da stevia

O adoçante é feito do composto da planta chamado glicosídeo esteviol, que adoça até 300 vezes mais do que o açúcar comum e não contém calorias. Sendo assim, é uma das opções mais procuradas por quem faz dieta ou precisa reduzir o consumo de açúcar por causa de alguma doença.

Por mais que seu consumo esteja se popularizando aos poucos no Brasil, a planta foi descoberta por um botânico no ano de 1905 e, de lá para cá, foi estudada para que chegasse ao que é atualmente. Sua origem é da América do Sul, mas suas propriedades são estudadas por cientistas do mundo todo.

A planta é considerada um adoçante mais saudável porque, diferente dos adoçantes artificiais, não passa por uma grande manipulação e processamento químico, nem contém ingredientes que possam fazer mal à saúde. Além disso, veja outros benefícios:

1. Colabora com o emagrecimento

Dentro de uma dieta equilibrada e variada, prescrita por nutricionista, esse adoçante favorece o processo de emagrecimento por não conter calorias. Ele adoça bastante os alimentos mesmo utilizando poucas gotas, o que ajuda a saciar a vontade de doce sem comer demais.

2. Pode ser usada em pratos quentes

Muitos adoçantes não podem ser usados em pratos cozidos ou assados porque além de perderem a capacidade de adoçar, liberam toxinas. Mas com a stevia é diferente. Ela suporta temperaturas de até 200 °C.

3. Ajuda a controlar doenças crônicas

Quem sofre com obesidade, diabetes e pressão alta tem necessidade de controlar a alimentação. Então, esse adoçante natural é uma boa opção para incluir no cardápio dos alimentos doces. Quando consumido da quantidade correta não altera a glicemia do sangue.


4. Protege os dentes

Diferente do açúcar branco, a stevia não provoca cáries, sendo uma opção melhor para o uso infantil, desde que na quantidade controlada e com liberação do pediatra. Além disso, pelo fato de proteger os dentes contra cáries, não reduz a necessidade de cuidar dos dentes dos pequenos.

5. Tem bom custo-benefício

Além de ser facilmente encontrada hoje em dia, seja em forma de líquido, pó ou comprimido, a stevia não é considerada cara. O seu preço varia entre 3 e 12 reais, mais ou menos, porém é bastante econômica. Na forma concentrada, apenas 2 gotas são equivalentes a uma colher de sopa de açúcar refinado.

Contraindicações da stevia

Embora seja um adoçante natural de uso seguro para a saúde, o extrato da planta não pode ser consumido sem controle. Sendo assim, ela é contraindicada para crianças, gestantes, pessoas com doença renal, diabetes ou pressão alta sem que haja prescrição médica.

Isso ocorre porque, se for usada em exagero, ela pode provocar redução do açúcar no sangue (mais do que o normal), aumentar a pressão ou afetar o funcionamento dos rins. Por isso, mesmo sendo recomendada em casos de doenças crônicas, o médico deverá avaliar o paciente primeiro para dizer quanto ele pode consumir do adoçante ao dia.

Cuidados a ter com a stevia
Conforme mencionado anteriormente, qualquer substância usada em excesso pode prejudicar o organismo, mesmo que seja natural. Então, o principal cuidado a ter com a stevia é sobre a quantidade utilizada, que varia para cada organismo.

Há pessoas que são sensíveis às mudanças na rotina alimentar e podem sentir náuseas e dor de cabeça quando começam a usar o adoçante. Por isso, devem informar ao médico sobre qualquer efeito colateral e jamais usar em quantidade superior à recomendada.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.


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