5 alimentos que aumentam imediatamente a pressão arterial : Tenha cuidado


Principal causa de ataques cardíacos e AVC (acidente vascular cerebral), a pressão alta, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, afeta cerca de 30% da população brasileira. Mais comum entre idosos e gestantes, a condição pode ser controlada com medicamentos, mas a alimentação desempenha papel fundamental no processo.

Comidas ricas em gordura ou em sódio favorecem o acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, dificultando a passagem do sangue e, consequentemente, aumentando a pressão arterial. Conheça uma lista de alimentos que fazem sua pressão aumentar imediatamente e devem ser evitados:

Alimentos que aumentam a pressão

1. O sal é provavelmente o mais conhecido vilão da hipertensão e deve ser abandonado ou drasticamente reduzido do cardápio, especialmente por quem já sofre de pressão alta.

De acordo com a Cleveland Clinic, instituição de saúde norte-americana, o sal, por conter sódio, aumenta a retenção de líquidos. Esse quadro exige mais força do coração para bombear o excesso hidríco e pode aumentar a pressão.


2. Comidas prontas, industrializadas e ultraprocessadas são ricas em sódio que, em excesso, pode elevar imediatamente a pressão arterial.

3. Salame, presunto, salsicha, mortadela, ou seja, exemplos clássicos e alimentos embutidos, também podem prejudicar a pressão por serem carregados de sódio

4. Café, refrigerante e até mesmo alguns tipos de chá podem elevar a pressão se consumidos em excesso. O risco está na cafeína, que é estimulante, e deve ser evitada ou consumida com moderação.

5. Bebidas alcoólicas, além de trazerem diversos prejuízos para a saúde, também devem ser evitadas por quem sofre de hipertensão. De acordo com a instituição dos Estados Unidos Mayo Clinic, três doses ou mais podem aumentar imediatamente e temporariamente a pressão, além de predispor hipertensão a longo prazo.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.