Tireoide – 6 sinais que seu corpo dá quando ela não está bem


A identificação rápida de problemas da tireoide, seja hipotireoidismo, hipertireoidismo ou nódulos tireoidianos, melhora o tratamento e evita complicações. 

Alguns sintomas são mais conhecidos que outros. O cansaço, infertilidade, captura ou a perda de peso sem razão, nervosismo, e uma alteração do cabelo ou unhas são sinais de alerta importantes. 

Mas existem outros sintomas mais discretos que podem fazer com que você procure um médico e peça para verificar seus níveis hormonais.

Para ajudar você a entender mais sobre os sinais que seu corpo dá quando sua tireoide não está bem, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

6 sinais que seu corpo dá quando sua tireoide não está bem

O ciclo menstrual

Se seus ciclos são mais abundantes e mais frequente do que o habitual, pode ser um sinal de que a tireoide não produz hormônios suficientes. 

Se, pelo contrário, o ciclo diminui em quantidade e frequência, pode ser uma superprodução de hormônios. Não hesite em discutir o assunto com seu ginecologista ou seu médico assistente no caso de uma alteração no ciclo menstrual por mais de três meses.

Energia

Você sente que engoliu cinco xícaras de café? Você está cheio de energia? Fadiga não é o único sinal de um distúrbio da tireoide. Muitos hormônios podem ter o efeito oposto e acelerar a frequência cardíaca, às vezes causando palpitações enquanto você está relaxado.

Calcanhar rachado é alerta de doença que afeta tireoide: como identificar

O cérebro

Quando a tireoide não está funcionando bem, a capacidade cognitiva não está no seu ponto mais alto. Você pode perceber uma sensação de “névoa” mental, perda de memória e fadiga cerebral, além de dificuldade de concentração.

Intestino

Constipação incomum e frequente pode ser um sinal de problemas da tireoide, pois os hormônios da tireoide desempenham um papel na digestão dos alimentos. 


Se você estiver com subprodução, poderá ter problemas no movimento intestinal, mas se estiver com superprodução, precisará ir com muito mais frequência.

Ansiedade

Se você nunca teve um problema específico com o estresse e começa a se sentir ansioso e sem motivo, a causa pode estar em uma tireoide hiperativa. O cérebro é estimulado e tão excitado que você pode se sentir mal.

Dormir

Você já teve problemas para dormir e de repente não conseguiu fechar os olhos? Os hormônios produzidos pela tireoide podem acordar o sistema nervoso central e causar insônia. Uma maior necessidade de sono sem motivo aparente pode estar associada a uma tireoide hipoativa.

Palpação do pescoço para identificar melhor os sinais

A palpação da parte inferior do pescoço é uma etapa preliminar durante um exame médico para detectar um problema de tireoide antes de realizar um ultrassom.

A palpação da tireoide é feita na posição sentada: o médico gentilmente coloca os dedos na área central do pescoço, abaixo da mandíbula, e então desliza os dedos para a área inferior do pescoço onde a glândula tireoide está localizada.

O objetivo da palpação deve determinar a simetria da glândula e seu (possível) aumento de volume.

O médico termina palpando as glândulas cervicais (anterior e posterior).

5 sintomas do hipotireoidismo que passam despercebido

Gostou de saber mais sobre os sinais que seu corpo dá quando sua tireoide não está bem? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.