Açaí – Auxilia na perda de peso e tem efeito anti-envelhecimento


O açaí é uma fruta muito encontrada no norte do Brasil, que já caiu no gosto popular. Encontrado nas florestas tropicais o açaí se tornou uma fruta muito consumida no país e o melhor, ela faz muito bem à saúde, já que age como um antioxidante e pode ser capaz de ajudar no combate a diversas doenças, seus principais componentes são: proteínas, fibras e lipídios, além de ser fonte de Vitamina C, Vitamina B1 e Vitamina B2.

Vamos Conhecer os 10 Benefícios do Açaí Para Saúde:

1- Auxilia na perda de peso

O açaí pode ajudar, segundo alguns nutricionistas, na perda de peso e no seu equilíbrio. Um estudo feito em moscas pelo Instituto Nacional de Envelhecimento descobriu que o açaí tem a capacidade de reduzir alguns efeitos negativos de dietas, ajudando deste modo a eficiência dos resultados.

2- Combate aos organismos prejudiciais

Um estudo feito por cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro mostrou que o consumo do extrato do açaí, ou seja, de seu suco pode ajudar a combater alguns organismos prejudiciais à saúde, que podem morrer com a ingestão da fruta.

3- Combate ás doenças cardíacas

O açaí é rico em antocianinas, uma substância antioxidante que pode reduzir os níveis de colesterol ruim do sangue. Além disso, ela contém esteróis vegetais que são extremamente benéficos para a prevenção de coágulos sanguíneos, o que melhora a circulação do sangue e torna a ocorrência de alguma doença cardíaca mais difícil de acontecer.

4- Aumenta a Energia

O consumo de açaí pode aumentar os níveis de energia e resistência do corpo, já que eles possuem propriedades que combatem a fadiga e a exaustão. Muitos atletas o consomem devido a essa propriedade, mas o consumo em excesso não é recomendado já que a fruta contém grande quantidade de caloria.

5- Ajuda na digestão


O açaí possui fibras dietéticas que têm a capacidade de desintoxicação e que podem auxiliar o sistema digestivo na limpeza do organismo.

6- Reduz as chances de Câncer

Como é rico em Vitamina C e ácido elágico, o sistema imunológico acaba se fortalecendo e reduzindo as chances do surgimento de algum tipo de câncer.

Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Agriculture and FoodChemistry os compostos do açaí, sendo eles polifenólicos reduz a proliferação das células cancerígenas de 56 à 86%.

7- Melhora a função mental

Alguns estudos mostram que o açaí pode impedir o desequilíbrio mental em mulheres que se encontram na fase de menopausa.

8- Melhora a saúde da pele

Hoje pode ser encontrada em alguns produtos de beleza a utilização do óleo de açaí. Por conta do seu alto nível de antioxidante presente, ele pode ser uma ótima alternativa para quem quer deixar a pele com um brilho natural e mais saudável. É também recomendado para tratar doenças de pele, mas sua eficácia ainda não é comprovada pelos cientistas.

9- Reduz a irritação

Ele previne a irritação que é associada ao desconforto respiratório, devidas as suas propriedades já citadas.

10- Efeito anti-envelhecimento

Como a fruta possui componentes antioxidantes, ela é considerada também antienvelhecedora. Essas propriedades antioxidantes presentes no açaí retardam o envelhecimento precoce e deixam o corpo mais forte. Os antioxidantes presentes são dez vezes maiores dos que nas uvas e duas vezes mais altas do que nos blue berries.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.