Alimentos que aceleram o metabolismo

13 alimentos que aceleram o metabolismo

Apesar de não haver fórmula mágica para emagrecer, existem, sim, alguns atalhos que tornam esse caminho um pouco mais curto e menos sofrido. Um deles é a ingestão de alimentos que aceleram o metabolismo.

Há muitos ingredientes que causam este efeito. Os termogênicos, por exemplo, são capazes de promover um leve aumento da temperatura corporal, fazendo com que o corpo queime mais calorias. Outros provocam uma digestão mais demorada e trabalhosa, obrigando o organismo a gastar mais energia neste processo. Há ainda os alimentos que garantem a boa saúde e funcionamento do corpo, garantindo que ele não deixe de queimar as calorias que precisa durante o dia por conta de alguma deficiência.

Abaixo, confira uma lista de 13 alimentos que estimulam seu corpo a queimar mais calorias e, assim, facilitam o emagrecimento rápido.

Pimentas – Promovem o aceleramento instantâneo do metabolismo, além de reduzir a gula e provocar a saciedade. Estudos mostram que consumir pimenta pode aumentar a taxa metabólica em até 25% durante 3 horas.

Grãos integrais – Os carboidratos complexos, como pão e massa integrais, quinoa, aveia, etc., demoram mais para serem digeridos, já que o corpo precisa “quebrar” a casca que os envolve. Assim, gasta mais energia. Além disso, as fibras presentes nestes alimentos “sugam” a gordura do corpo e ainda promovem saciedade por muito tempo.

Brócolis – Rico em cálcio e em vitamina C, este vegetal oferece muitos antioxidantes ao organismo, eliminando toxinas, como gordura, e desinchando. Além disso, contém muita fibra e favorece o sistema imunológico, dois fatores que aceleram o metabolismo.

Sopas – Um estudo revelou que a combinação entre líquidos e sólidos destas preparações reduz a fome e o excesso de comida, acelerando o metabolismo e queimando mais gordura.

Chá verde – Termogênico, antioxidante e diurético, o chá verde é perfeito para quem quer diminuir as medidas.

Maçã e pera – Estudos relacionaram essas duas frutas a uma taxa metabólica maior e perda de peso mais rápida.

Especiarias – Além das pimentas, alho, canela, pimenta-do-reino, cebola em pó e outros temperos são ótimas formas de acentuar o sabor dos pratos, oferecer saciedade e acelerar o metabolismo, já que são termogênicos.

Frutas cítricas – Provavelmente graças à alta concentração de vitamina C, essas frutas ajudam a eliminar a gordura do corpo, fortalecem o sistema imunológico, desintoxicam o corpo e ainda reduzem picos de insulina.

Cálcio – Um estudo mostrou que pessoas que consomem de 1.200 a 1.300 ml de cálcio por dia perderam o dobro de peso do que aquelas que não ingeriram o nutriente.

Ômega-3 – Esses ácidos graxos reduzem a produção de um hormônio chamado leptina, um químico natural que desacelera o metabolismo.

Água – Beber água é uma das maneiras mais fáceis e naturais de acelerar o metabolismo e a queima de gorduras. Além disso, o hábito promove a eliminação de toxinas acumuladas no corpo, combate o inchaço e dá ao corpo as condições necessárias para realizar atividades físicas de maneira eficaz.

Mostarda em grãos – Outro tempero termogênico que aumenta a temperatura do corpo e acelera a queima de gorduras.

Gengibre – Adicione essa raiz aos sucos, doces, pratos salgados e até à água para obter misturas poderosas que aumentam seu gasto calórico ao longo do dia e enxugam medidas.

Veja também