Anemia : Sintomas causas e tratamento caseiro


A anemia pode ser definida como “deficiência da oxigenação dos tecidos por diminuição da capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue, graças a uma redução na concentração da hemoglobina (proteína transportadora)”.

Sintomas

Como o sangue circula por todo corpo, as conseqüências da anemia podem manifestar-se com um conjunto amplo de sintomas e sinais, incluindo palidez, cansaço, desânimo, sonolência, palpitações, dor de cabeça, perda do poder de concentração e irritabilidade.

Para melhor entendermos o conceito de anemia, seus tipos, suas causas, manifestações e tratamento, alguns conceitos se fazem necessários.

O sangue é composto do plasma e células em suspensão.
– o plasma é formado por água, na qual dissolvem-se várias substâncias químicas que incluem: proteínas, hormônios, minerais, vitaminas e anticorpos, inclusive aqueles produzidos em nossas vacinações.
– as células são os glóbulos vermelhos, plaquetas e os glóbulos brancos que se dividem em neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos.

Os glóbulos vermelhos significam quase 50% do volume do sangue. Eles são preenchidos por uma proteína chamada hemoglobina (que tem a função de captar oxigênio nos pulmões e levá-lo aos tecidos).
As plaquetas são elementos pequenos (1/10 do tamanho dos glóbulos vermelhos) que auxiliam o organismo a controlar as hemorragias. Por exemplo, quando nos ferimos, as plaquetas formam uma espécie de rolha no local onde um determinado vaso sanguíneo foi rompido.

Posteriormente uma espécie de cola (fibrina) garante a formação de um coágulo forte. As plaquetas podem ser comparadas aos tijolos de uma parede e os fatores de coagulação que formam a cola (fibrina), ao cimento.
Os glóbulos brancos estão envolvidos na defesa contra as infecções e na manutenção de nossa imunidade.
A medula óssea (“tutano”) é um tecido parecido com uma esponja onde se dá o desenvolvimento das células sanguíneas. Ela ocupa a parte central dos ossos.

Todos os ossos são ativos na fabricação do sangue quando nascemos. No entanto, à medida que o tempo passa, a medula de alguns ossos deixa de funcionar. Nos adultos jovens, os ossos das mãos, pés, braços e pernas não possuem medula ativa. São as vértebras, bacia, ombros, costelas e externo que mantêm a fabricação.
O sangue passa através da medula óssea e atinge a circulação sanguínea (local onde coletamos os exames de sangue).
O processo de formação do sangue é chamado de hematopoiese.

Um pequeno número de células, chamadas células mães ou células tronco, são as responsáveis pela fabricação do sangue na medula óssea; podem se transformar nas diversas células do sangue por meio de um processo chamado diferenciação.

Características
Anemia é um termo extremamente genérico e pode-se referir a uma série de doenças, com manifestações, causas e tratamentos diferentes. A causa mais comum de anemia é a deficiência de ferro, que pode ser prevenida nas crianças com o aleitamento materno e com o uso de medidas simples junto aos hábitos alimentares. Nos adultos, perdas menstruais e do tubo digestivo devem ser pesquisadas. No entanto, na presença de um quadro anêmico, a investigação deve ser bem realizada para o correto diagnóstico e tratamento.


2 sucos saudáveis para prevenir e tratar a anemia

A salsa é uma erva cujas propriedades são valorizadas na medicina alternativa e na gastronomia. Ela contém uma boa quantidade de ferro, além de vitaminas e substâncias antioxidantes que promovem a desintoxicação do corpo.

Advertimos que este suco não tem o melhor sabor, mas vale a pena prepará-lo por seus benefícios.

Abacaxi e Salsinha

O suco de abacaxi e salsinha é ótimo para anemia, jé que é rico em ferro e vitamina C, que é essencial para a absorção do ferro, aliviando e combatendo os sintomas de anemia.

Modo de preparo: Bater no liquidificador

  • 3 rodelas de abacaxi
  • 1/2 xícara de salsinha
  • 1/2 copo de água.

Em seguida, beber assim que ficar pronto para evitar que a vitamina C seja oxidada e o suco perca suas propriedades.

 Suco de rabanete e agrião

O suco de rabanete e agrião é uma bebida pobre em calorias que você poderá incluir na dieta para prevenir a anemia e controlar a fraqueza e a fadiga.

Ingredientes

  • 5 maços de agrião
  • 4 rabanetes
  • 2 maços de espinafre
  • 1 copo de água (200 ml)

Como prepará-lo?

Lave as verduras e passe-as por um extrator de sucos.
Adicione um copo de água e consuma a bebida resultante no café da manhã.

Veja também

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.