Ansiedade – Sintomas e tratamento


Você costuma ter a sensação de ter ansiedade? Seu coração começa a bater mais rápido? Você às vezes se sente tonto? Há uma boa chance de que seja um ataque de ansiedade. 

De fato, a ansiedade é um dos transtornos mais comentados. Às vezes, você ouve dizer que essa ou aquela pessoa está tendo ansiedade ou tem um transtorno de ansiedade, mas você acha difícil imaginar isso. 

Se você não tem, é difícil imaginar o que a ansiedade ou o transtorno de ansiedade significam para aqueles que os têm. Muitas vezes, as pessoas  até sabem que a ansiedade não se justifica, mas não sabem como combatê-la.

Para ajudar você a entender mais sobre a ansiedade, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Quais são os sintomas da ansiedade?

Ela se manifesta por um sentimento difuso de preocupação que repercute negativamente no cotidiano. 

A pessoa ansiosa está cansada, irritada, tem dificuldade de concentração e sente-se incapaz de controlar as situações que surgem. 

Além dos sintomas psicológicos, existem sintomas físicos que às vezes são cruéis: palpitações cardíacas, tensão muscular, sensação de sufocamento, sudorese, ondas de calor ou frio, sensação de um nó na garganta ou estômago, insônia, etc.

Sintomas psíquicos

A pessoa sente medo e angústia com a maioria dos acontecimentos na vida e sempre teme a chegada de um desastre. Mesmo quando as coisas estão indo bem, ela diz a si mesma que não vai durar. 

Ela está cansada, irritada, tem dificuldade de concentração e se sente incapaz de controlar as situações que surgem. Às vezes, ela se isola por medo de não ter controle sobre o ambiente (ansiedade social).

Às vezes, a pessoa ansiosa tenta escapar do medo do dia seguinte tornando-se hiperativa, lançando-se em uma corrida impetuosa que permite que ela sinta que está no controle do que o futuro reserva.


Sintomas físicos

Os sintomas físicos são variados e numerosos: dificuldade para dormir, dores musculares, palpitações, tremores, mãos suadas, tonturas, calafrios, dor de cabeça ou dor de estômago, diarreia ou prisão de ventre, sensação de aperto no peito, sensação de sufocação, nó no estômago ou garganta, necessidade constante de urinar, etc.

Como combater a manifestação de ansiedade?

A ansiedade e, portanto, também um transtorno de ansiedade, costuma fazer você se sentir fora de controle. Como se, contra a sua vontade, você não estivesse mais no controle do seu próprio corpo. 

Para algumas pessoas, muitas vezes pode ser difícil dar o passo para ajudar porque sentem que não há nada que possam fazer a respeito. 

Existem, no entanto, diferentes técnicas para combater a ansiedade e o transtorno de ansiedade. Na verdade, existem terapias que podem combater os sintomas e fazer com que você sinta que está no controle do seu próprio corpo novamente.

Às vezes, você pode sentir que ‘isso não é tão ruim’ ou que ‘todo mundo está sofrendo de vez em quando’. Isso não o impede de lutar contra o seu sofrimento. 

O sofrimento, por mais intenso que seja, pode ter efeitos que afetam sua felicidade. Portanto, é necessário lutar por si mesmo o sofrimento, seja qual for sua intensidade.

Gostou de saber mais sobre a ansiedade? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Veja também [su_list icon=”icon: arrow-right”]

[/su_list]

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.