Chá das folhas de abacate é diurético e ideal para eliminar cálculos renais e trazer benefícios ao fígado


Benefícios do chá das folhas de abacate

O abacate  é uma fruta de origem mexicana, conhecida por suas variadas propriedades medicinais e por seu sabor requintado, sendo um dos pratos carro-chefe em muitas culturas latino-americanas. Além disso, nada se perde com essa árvore e fruto, já que também há benefícios com a folha do abacate . Você quer conhecê-los?

Propriedades da folha de abacate

As folhas do abacate são individuais, alongadas, redondas, grossas, com a borda da base, de cor avermelhada quando pequena e verde com o passar do tempo.

Uma das maneiras mais fáceis e comuns de consumir folhas de abacate é através do chá. Na cozinha, são usados ​​para embrulhar alimentos diversos, como tamales, e dar sabor a churrascos e guisados.

O abacate ou abacate é uma fruta de origem mexicana, conhecida por suas variadas propriedades medicinais e por seu sabor requintado, sendo um dos pratos carro-chefe em muitas culturas latino-americanas. Além disso, nada se perde com essa árvore e fruto, já que também há benefícios com a folha do abacate . Você quer conhecê-los?

Propriedades da folha de abacate

As folhas do abacate são individuais, alongadas, redondas, grossas, com a borda da base, de cor avermelhada quando pequena e verde com o passar do tempo.

Uma das maneiras mais fáceis e comuns de consumir folhas de abacate é através do chá. Na cozinha, são usados ​​para embrulhar alimentos diversos, como tamales, e dar sabor a churrascos e guisados.

Benefícios da folha de abacate 

O chá das folhas de abacateiro é diurético e ideal para eliminar cálculos renais e trazer benefícios ao fígado e bexiga. Além disso, ele pode ser preparado para o gargarejo, para combater a rouquidão e inflamação na garganta.

Com folhas de abacate , não só teremos muitas vitaminas e minerais necessários ao nosso corpo, mas eles podem nos ajudar a acalmar o nervosismo, melhorar a insônia, constipação, dores de estômago, infecções urinárias e é um alívio para úlceras .

É comumente usado para muitas dores, como dores nas costas, especialmente lumbago, para as quais um chá de 5 folhas é usado em um copo d’água por uma semana; embora também seja útil para dores de cabeça e de dente .


Para todas as mulheres que estão passando pela fase da menopausa, o chá de folha de abacate melhora os sintomas, tornando esta fase mais suportável. Também ajuda quem sofre de irregularidades menstruais a controlar os seus ciclos. Além disso, melhora o aspecto da pele e dos cabelos de forma natural – devido à sua dose de vitamina B – e ajuda- nos a manter a forma , pois proporciona uma sensação de saciedade.

Como preparar o chá

Pique as folhas de abacate e use uma colher de sopa para uma xícara de água. Primeiro, coloque as folhas do abacateiro e depois despeje a água fervente, tampando e deixando em infusão até esfriar.

Antes de beber, coe o chá. Importante: não ultrapasse duas xícaras de chá por dia e não dispense o tratamento com um médico. Não leve o tratamento caseiro por mais de dez dias, pois pode ser prejudicial.

Um dos usos mais populares é o tratamento da hipertensão . Para isso basta fazer um chá de três folhas de abacate lavado em um copo de água quente, deixar esfriar e beber uma vez ao dia.

Benefícios da folha de abacate 

Está até sendo estudada a possibilidade de desenvolver medicamentos homeopáticos e naturais contra a hipertensão na forma de cápsulas ou comprimidos que utilizem folhas de abacate. Azizahwati, professor e pesquisador da área de Farmácia, descobriu o potencial dessas folhas e está desenvolvendo um fitodármaco anti-hipertensivo, mas também anti-hiperlipidêmico, responsável por reduzir o teor de gordura e colesterol muito elevados no sangue.

Devido ao seu alto teor de vitamina C, ajuda a transmitir constipações, gripes e bronquites. Além disso, apresentam propriedades antibacterianas que nos afastam de estafilococos e bacilos, entre outros.

Se temos pedras nos rins, devemos fazer um chá de sete folhas de abacate em meio copo de água quente e beber duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à noite.

Gostou de saber mais sobre o chá de folhas de abacate? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Limpe seus rins com esse remédio caseiro de salsa e limão

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.