Rinite e Sinusite – Chás para aliviar os sintomas


O que é rinite e sinusite e quais são os sintomas? 

A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz causada por agentes infecciosos como gripes, ou por processos alérgicos. Os sintomas geralmente são coceira no nariz, espirros, coriza (secreção clara e fluidaobstrução nasal. 

Já a sinusite é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face (uma espécie de câmaras de ar). Entre seus sintomas, estão a secreção purulenta, tosse, febre e dor de cabeça, mais localizada entre os olhos e na testa. 

Chás para tratar rinite e sinusite 

A rinite e a sinusite podem variar de agudas para crônicas. Em casos mais sérios ou recorrentes, elas devem ser tratadas com acompanhamento médico. Porém, algumas opções caseiras como os chás podem ajudar no alívio dos sintomas da rinite e sinusite mais leves. 

Alguns desse chás são os seguintes: 

  1. Chá de camomila

A camomila é uma planta com propriedades anti-inflamatória, antisséptica, analgésica e cicatrizante. Ela ajuda a melhorar a congestão nasal e a inflamação da garganta e da mucosa nasal. 


  1. Chá de cebola

A cebola é um vegetal com propriedades antibacterianas e antivirais ajudando a aliviar vários dos sintomas da rinite e sinusite. 

  1. Chá de espinafre

O espinafre é um vegetal com propriedades anti-inflamatória e descongestionante. Por isso, ajuda na desobstrução nasal e a eliminar as secreções nasais. 

  1. Chá de hortelã

A hortelã é uma planta que possui propriedades anti-inflamatórias, anti-alérgicas e descongestionantes. Por esse motivo, ela ajuda a diminuir a irritação das mucosas nasais, a eliminar as secreções e ajuda na desobstrução nasal. 

  1. Chá de eucalipto

O eucalipto é uma planta com propriedades que ajudam na eliminação da secreção nasal e na redução da inflamação das mucosas nasais. Por isso, reduz a coriza e a obstrução nasal.  

Veja Também [su_list icon=”icon: arrow-right” icon_color=”#090808″]

[/su_list]

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.