Metabolismo – Veja como acelerar e queimar gorduras

O termo “metabolismo” se refere à taxa na qual o corpo processa o alimento consumido. Se você deseja perder peso, aumentar a taxa metabólica pode ajudar a eliminar mais peso sem precisar cortar calorias na alimentação. O marketing que cerca os produtos “aceleradores de metabolismo” dificultou a tarefa de separar o fato da ficção (ou da publicidade), mas há algumas estratégias simples comprovadamente eficazes. Continue a leitura para aprender como acelerar o metabolismo.

1-Beba muita água. Estudos comprovam que, ao aumentar a ingestão de água, você também pode acelerar o metabolismo em até 40%. Esse aumento pode representar o corpo tentando aquecer essa água ingerida, mas a razão exata permanece inconclusiva.Com frequência, nossos corpos também confundem estados de sede e de fome e, por isso, é importante manter-se hidratado por esse motivo.

2-Beba café. O café acelera o metabolismo por conta do conteúdo cafeinado. Um estudo demonstrou que beber café acelerou significativamente o metabolismo tanto das pessoas com peso normal como das obesas.Lembre-se de que os efeitos metabólicos da cafeína são pequenas em comparação a outras medidas, como exercícios físicos. Por outro lado, o consumo excessivo de cafeína pode resultar em nervosismo, insônia e outros efeitos colaterais negativos.

3-Beba chá verde. Combinar chá verde (mesmo descafeinado) com dieta e exercícios físicos pode acelerar o metabolismo. Um estudo demonstrou que combinar extrato de chá verde descafeinado com os exercícios criou resultados mais drásticos do que a mera prática de atividades físicas. Experimente agregar um pouco desse extrato à dieta ou beber uma ou duas xícaras de chá verde como complemento à dieta e ao regime de exercícios.
Siga uma dieta saudável, em vez de algo radical. As dietas mais radicais geralmente restringem a ingestão calórica, podendo exercer efeitos negativos no organismo.

Mesmo que possa perder um pouco de peso, inicialmente, dietas radicais acabarão desacelerando o metabolismo e, com frequência, levarão ao ganho de mais peso depois do término. Elas também podem resultar em deficiências de nutrientes importantes, devido à limitação imposta sobre a variedade de alimentos que podem ser ingeridos.

4-Tempere as suas comidas favoritas. Agregar pimentas picantes, pedaços de pimenta vermelha ou pimenta-caiena pode ajudar a acelerar o metabolismo. Os efeitos de consumir alimentos picantes são temporários, mas você pode acrescentar um pouco mais de tempero a outras refeições durante todo o dia, para continuar desfrutando dessa benéfica aceleração metabólica.

Molhos picantes são outra excelente adição a qualquer prato. Não somente eles ajudam a acelerar o metabolismo, como também não contêm muitas calorias, se é que estão presentes (dependendo da marca).
Tenha em mente que, embora alimentos picantes sejam capazes de acelerar o metabolismo, essa aceleração chega a aproximadamente 8%, sendo ainda importante observar a ingestão calórica, se você estiver tentando perder peso

5-Pratique, no mínimo, 30 minutos de exercícios aeróbicos diariamente. Atividades aeróbicas queimam calorias durante a realização e ainda mantêm o metabolismo elevado por um tempo. Se você tem dificuldades para praticar 30 minutos de uma só vez, faça os exercícios aeróbicos em intervalos menores, com sessões de cinco, dez ou 15 minutos.

Ao começar a incorporar exercícios (se você não está acostumado a praticá-los com regularidade), você perceberá que sente mais fome. Está tudo bem! O corpo está apenas indicando que precisa de mais combustível para acompanhar esse novo e maior gasto de calorias.

Veja também

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.