Como Evitar o Efeito Sanfona | Aprenda Manter o Peso

Todo mundo que perde peso reclama que meses depois, acabou recuperando o seu peso ou até quilos a mais!

Assim fica difícil não é?

Primeiramente, uma dieta nunca deve ser restritiva.

Mas, o que isso significa?

Vou te dar apenas alguns exemplos de dietas restritivas:

  • Dieta do repolho;
  • Dieta da água;
  • Dieta o abacaxi.

Essas são as dietas mais famosas da internet e as mais perigosas que trazem certamente o efeito sanfona.

Quer exemplo de uma dieta incrível?

  • A dieta low carb

Esta dieta permite todos os grupos alimentares e você acaba adotando este tipo de alimentação por toda a vida, por que ela é saudável e muito econômica. 

Além disso, ela pode ser feita por todas as idades e te ensina a comer melhor.

O que é o Efeito Sanfona

O efeito sanfona ou efeito ioiô, é devido a dietas rápidas e desequilibradas quase inevitáveis. 

As pessoas que fazem este tipo de dieta irão perder peso rapidamente, e assim que a dieta parar (estas são difíceis de manter por um longo tempo) irá rapidamente retomar seu peso inicial e até excedê-lo. 

Algumas pessoas com excesso de peso são as vítimas deste efeito que, em vinte anos, passou de um leve peso acima de 1kg para um sobrepeso de 20 ou 30kg ou mais, seguindo uma série de várias dietas draconianas!

Sendo assim, é muito importante que você busque uma reeducação alimentar ao invés de fazer a dieta do abacaxi, por exemplo!

Os benefícios de emagrecer saudável

Emagrecer saudável, irá fazer o efeito contrário em você. Você aprenderá a comer direito e certo e, assim, poderá finalmente emagrecer e perder seus terríveis quilos que tanto te incomodam.

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Dessa forma, numa dieta saudável, você irá:

  • Evitar o efeito sanfona;
  • Irá emagrecer e nunca mais engordar;
  • Irá manter sua autoestima;
  • Irá se sentir bem em relação à comida;
  • Sua saúde irá melhorar muito.

E muitos outros benefícios.

Mas, para te ajudar a ir além, vamos às nossas dicas de sobre como emagrecer e evitar o efeito sanfona?

5 Dicas para se manter no peso

  1. Durma o suficiente

Ter menos de seis horas de sono por noite pode diminuir os níveis de hormônio da saciedade (leptina) e aumentar os níveis de hormônio da fome (grelina).

Como a leptina é geralmente produzida durante o sono, mesmo algumas noites de sono ruim diminuirão esses níveis significativamente.

Então, numa dieta, é importante que você durma mais e nunca se alimente com carboidratos pesados antes de se deitar.

Sempre prefira comer uma salada companhada de um frango grelhado por volta das 19:00 horas.

  1. Exercite-se regularmente

O exercício faz com que os níveis de hormônios da fome diminuam e os hormônios da saciedade aumentem.

Qual a melhor forma de exercício? Quando se trata de perda de peso, o exercício aeróbico (correr, caminhar, treinar em uma máquina elíptica e assim por diante) é um queimador de gordura mais eficaz do que o exercício anaeróbico (treinamento com pesos, corrida, etc.).

Numa dieta, é impossível emagrecer e se manter no peso, se não se exercitar. O exercício irá garantir que, mesmo em dias de exagero, que você perca pelo menos algumas calorias.

  1. Desacelere sua alimentação

Quando a comida parcialmente digerida atinge o intestino delgado, hormônios anti-fome são liberados.

Assim, é enviando mensagens para o seu cérebro que você não está mais com fome. Isso geralmente leva cerca de 10-15 minutos desde o início da sua refeição.

Portanto, quando estiver se alimentando, preste atenção na sua fome e pare de comer imediatamente.

  1. Fique hidratado

Beber água durante o dia e durante as refeições ajuda na digestão, faz com que você se sinta mais satisfeito e facilita a queima de gordura. 

Algumas pesquisas apóiam a idéia de que beber um copo ou dois de água antes de cada refeição se correlaciona positivamente com a perda de peso.

Como você perde peso e seu corpo queima velhos depósitos de gordura e também libera várias toxinas. 

  1. Reduza o estresse

Quando você está estressado, seu hipotálamo dispara um alarme em seu corpo. 

Através de uma combinação de sinais nervosos e hormonais, as glândulas supra-renais são estimuladas a liberar uma onda de hormônios, incluindo adrenalina e cortisol.

Isso engorda você e pede que você coma para liberar a serotonina, o hormônio do prazer. 

Então, tente relaxar mais para comer menos.

Conclusão:

Não importa em qual dieta você esteja. Se não cuidar dos detalhes, você pode colocar sua dieta a perder!

Preste atenção aos detalhes para não engordar tudo o que já perdeu e nunca, nunca faça uma dieta restritiva.

Prefira as dietas que permitam que você coma todos os grupos alimentares e não fique com fome.