sexta-feira, novembro 24, 2023
Curiosidade

Cravo da índia – Melhora da digestão e combate a infecções causadas por bactérias

O cravo da índia é um botão de flor, do qual podem ser extraídos óleos essenciais com propriedades medicinais, e que trazem benefícios a saúde, cosmética e culinária. Esta planta, também conhecida cientificamente como Syzygium aromaticum ou Eugenia caryophyllata, é muito utilizada devido a suas ações como alívio de dores, eliminação de infecções e melhoraria da saúde da pele.

Para que serve

O cravo da índia, além de ter propriedades capazes de causar benefícios à saúde, também é uma importante fonte de nutrientes, como vitamina A, vitamina E e beta-caroteno. Pode ser utilizado na sua forma natural para enriquecer a alimentação, ou sob a forma de cremes e óleos, que selecionam algumas propriedades, para o seu uso na cosmética, por exemplo.

Cravo da índia na alimentação:

O consumo de cravo da índia pode trazer vários benefícios, como:

  • Auxílio na perda de peso, por aumentar o metabolismo e temperatura corporal;
  • Melhora da digestão e controle da diarreia, por ativar enzimas que auxiliam o estômago e intestino;
  • Combate a infecções causadas por bactérias, como estreptococos e estafilococos, ou por fungos, por sua ação anstisséptica e antifúngica.
  • Evita o surgimento de doenças, pois combate radicais livres, que causam o envelhecimento dos tecidos do corpo;
  • Combate a impotência sexual e aumenta a libido, por suas propriedades afrodisíacas;
  • Melhora o mau hálito, pelas suas propriedades antissépticas e aromáticas;
  • Facilita a cicatrização, por diminuir inflamações e irritações das feridas.

O cravo da índia pode ser consumido em bolos, pães, sobremesas e caldos, mas suas propriedades são mais aproveitadas na forma de chás, que ficam ótimos quando feitos em conjunto com canela, limão ou gengibre.

Cravo da índia em óleos essenciais:
Os óleos a base de cravos da índia também trazem benefícios pelo seu aroma e pela sua capacidade antiinflamatória, como:

Perfumam o ambiente e podem ser usados na aromaterapia, através do uso dos óleos essenciais em banhos de imersão e águas perfumadas; Repelem insetos, porque seu cheiro característico é desagradável a estes bichos;
Relaxam os músculos, através de óleos para massagem. Além disto, estes óleos podem ser usados na produção de cremes que melhoram a aparência da pele, unhas e cabelos pois limpam a pele e os folículos pilosos, evitando irritação destes locais.

Chá de cravo da índia
Adicionar 1 colher de sopa de cravinho numa panela com 500 ml de água e levar ao fogo para ferver durante cerca de 5 minutos. A seguir deve deixar esfriar, coar e tomar até 3 vezes ao dia.

Possíveis efeitos colaterais
O cravo da índia pode causar irritação da pele e da mucosa digestiva de algumas pessoas mais sensíveis, por isto deve ser utilizado, preferencialmente, com autorização médica.

Quem não deve usar
O cravo da índia está contraindicado na gravidez, por poder causar contrações na musculatura do útero, havendo r

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.