Dieta da batata doce – Ajuda a emagrecer diminui a fome e controla a diabetes


A dieta da batata doce ajuda a emagrecer porque essa raiz é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que funciona como uma fibra, não sendo degradado nem absorvido no intestino, fazendo com que menos calorias sejam ingeridas. Além disso, a batata doce é rica em fibras, cálcio, potássio e vitamina A, nutrientes importantes para manter a saúde intestinal e fortalecer o sistema imunológico. Esse legumes também apresenta baixo índice glicêmico, o que mantém a glicemia estável, impede a formação de gordura, diminui a fome e controla problemas como diabetes.

O que comer na dieta

Na dieta da batata doce também é permitido o consumo de fontes de carboidrato integrais, como arroz, macarrão e farinha integrais, e de leguminosas, como feijão, grão-de-bico, soja, milho e ervilha.
Como fontes de proteínas animais da dieta, deve-se preferir o consumo de carnes brancas como frango e peixe, e ovos, pois são alimentos pobres em gordura, ao contrário da carne vermelha e das carnes processadas como salsicha, linguiça e bacon. Além disso, é importante lembrar que a batata doce deve estar presente na refeições principais, consumindo-se cerca de 2 a 3 rodelas por refeição para ajudar na perda de peso.

Batata doce aumenta os músculos

A batata doce é um ótimo alimento para aumentar o rendimento do treino e ganhar massa muscular, pois seu baixo índice glicêmico permite que ela calorias lentamente para o corpo, fazendo com os músculos tenham energia durante todo o treino. Além de poder ser consumida antes do treino para dar energia, ela também pode ser utilizada na refeição pós treino, que deve ser rica em proteínas para recuperar o músculo e estimular a hipertrofia. Para isso, deve-se consumir a batata doce com fontes magras de proteínas, como frango grelhado e claras de ovo.

Cardápio da dieta


A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias da dieta da batata doce para ganhar músculos e emagrecer.

Refeição

Dia 1

Café da manhã

  • Leite desnatado + 3 torradas integrais com margarina sem sal
    Lanche da manhã 1 copo de suco verde de couve + 3 castanhas
  • Almoço/Jantar 4 rodelas de batata doce + 2 filés de frango grelhado com molho de tomate + salada verde crua + 1 fatia de melancia

Lanche da tarde

1 iogurte desnatado + 1 pão integral com requeijão light

Dia 2

Café da manhã

  • Iogurte desnatado + 30 g de cereais integral com aveia

Lanche da manhã

  • 1 xícara de chá verde + 1 maçã

Almoço/Jantar

  • 2 rodelas de batata doce + 2 col. sopa de arroz integral + 1 posta de peixe cozido + salada de legumes refogados no azeite + 4 morangos

Lanche da tarde

  • Vitamina de mamão com 1 col. sopa de linhaça

Dia 3

Café da manhã

  • Leite desnatado com café + 1 pão integral com creme de ricota

Lanche da manhã

  • 2 fatias de mamão + 2 colheres de aveia

Almoço/Jantar

  • Salada de atum, ovo cozido, acelga, tomate, cenoura ralada, berinjela e milho + 1 laranja

Lanche da tarde

  • 1 xícara de chá de hibisco + 1 tapioca fina com queijo

Além de consumir batata doce diariamente, também é necessário fazer uma alimentação saudável e praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana para obter os resultados de perda de peso e se manter saudável.