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Dieta Dukan


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A Dieta Dukan é francesa e faz a alegria das mulheres: emagrece a base de proteínas do bem e sem passar fome. Com adeptas bem sucedidas como a Princesa Kate e Jennifer Lopez, a Dukan ganhou força no Brasil e garante que quando seguida fielmente consegue com que a pessoa mantenha o peso, não voltando a engordar.
Criada pelo médico nutrólogo Pierre Dukan, a dieta dukan é estruturada em quatro fases: duas para a perda de peso e duas para estabilizar o peso perdido e evitar o efeito sanfona.

A dieta de Dukan se baseia em alguns fatores para promover a perda de peso, como:

O peso ideal para cada indivíduo, que seja possível atingir e manter.
A liberdade de consumir os alimentos permitidos à vontade, dentre eles os de origem animal e alguns legumes e verduras.
O consumo de farelo de aveia é permitido e indicado para quem deseja emagrecer, já que é rico em fibras.
Prática de exercícios físicos, como a caminhada.
Consumo adequado de água.
COMO FAZER A DIETA DUKAN

Dividida em quatro fases, a dieta dukan clássica colabora para a rápida perda de peso. Confira como fazer a dieta Dukan passo a passo:

1º FASE – ATAQUE:

Essa fase da dieta dr Dukan proporciona rápida perda de peso, cerca de 5Kg, porém é a mais rigorosa. É permitido consumir 66 tipos de alimentos à base de proteína magra, como peixes, coelho, frango, ovos, queijos, presunto magro, leite e iogurtes desnatados. Nessa fase também é permitido o uso do farelo de aveia, mas em quantidade moderada.

O uso de especiarias e temperos naturais é permitido. Os alimentos devem ser consumidos, preferencialmente, cozidos e assados, já que o uso de óleos e gorduras também não é indicado. O consumo de água também é fundamental, a recomendação é de 1,5 a 2 litros por dia. Esta fase dura de 1 a 7 dias, de acordo com a quantidade de peso que deseja eliminar.

2º FASE – CRUZEIRO:

Além dos alimentos permitidos, adiciona-se 34 legumes e verduras, ou seja, pode-se consumir à vontade 100 alimentos diferentes. Por ser uma fase mais moderada, a perda de peso também ocorre de maneira mais lenta, mas é possível eliminar até 1Kg por semana.


Batata, mandioca, milho e feijões ainda não são permitidas nessa etapa, mas em compensação é possível consumir em dias alternados tomate, espinafre, alho-poró, berinjela e abobrinha, entre outros. Essa fase deve ser seguida até atingir o peso ideal, mas é fundamental consumir a quantidade recomendada de água e fazer caminhadas.

3º FASE – CONSOLIDAÇÃO:

Nessa fase é realizada a reeducação alimentar, pois além de todos os alimentos permitidos, também é possível consumir moderadamente algumas frutas em quantidade limitada, 2 fatias de pão integral por dia, 2 porções de feculento por semana (como feijão, arroz integral ou lentilha), 2 colheres de sopa de aveia, e ainda tem o conceito de refeição de gala até duas vezes na semana, composta por uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Essa fase deve ser seguida por 10 dias para cada quilo perdido, ou seja, caso tenha emagrecido 6 quilos, seguir por 60 dias.

4º FASE – ESTABILIZAÇÃO:

Essa fase não tem prazo para terminar, deve ser feita para o resto da vida. Nela, todos os alimentos são permitidos desde que consumidos com equilíbrio e existem três regras simples que devem respeitadas:

Consumir 3 colheres de sopa de aveia por dia.
Fazer, no mínimo, 20 minutos de caminhada.
Um dia da semana com dieta proteica.
RECEITAS DA DIETA DUKAN

Para deixar a alimentação mais variada e equilibrada há diversas receitas Dukan que podem ser feitas em todas as fases da dieta, como panquecas de aveia, doces, sobremesas e até pães. Também há disponível produtos dukan prontos para consumo, mais rápidos e fáceis para serem consumidos.

DIETA DUKAN FAZ MAL?

Com o consumo excessivo de proteínas animais, também há maior risco de ingestão de gorduras saturadas, que em excesso pode aumentar o colesterol e as doenças cardiovasculares. Além disso, o excesso de proteína pode ser prejudicial para o fígado e para os rins.

Por permitir o consumo de embutidos, como presunto e peito de peru, também ocorre grande ingestão de sódio e aditivos químicos, como o nitrito e nitratos, que estão relacionados com alguns tipos de câncer, como o de cólon.

Como é uma dieta muito restritiva, pode ser difícil ser seguida a longo prazo e a restrição total de carboidratos pode causar efeitos colaterais, como dores de cabeça, tonturas, fadiga e alteração de humor, além de causar deficiências nutricionais. Por isso, antes de iniciar alguma dieta, consulte um nutricionista.

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável!

Fonte (Natue Life)