Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Efeito colateral de beber água com limão


água-com-limão

Cheia de benefícios para o corpo, a água com limão auxilia na perda de peso, melhora o sistema imunológico e facilita a digestão, porém, esta bebida poderosa para o organismo faz mal para uma parte do corpo: os dentes. Para evitar que eles fiquem manchados e sensíveis, é indicado consumir a água moderadamente e fazer higienização bucal correta.

Água com limão faz mal para os dentes

Por ser uma fruta cítrica, o limão provoca acidez e desmineralização nos dentes, deixando-os sensíveis e com o esmalte desgastado. “O limão descalcifica os dentes, e quando isto acontece eles ficam opacos. A impressão é que o dente ficou mais branco, mas na verdade a acidez tirou a camada protetora do dente, deixando-o mais sensível e desgastado”, explica a dentista Jacquelina Cabral, ortodontista da Clínica Odontossistêmica, no Rio de Janeiro.


Quando estão descalcificados, pigmentos de alimentos entram nos dentes, deixando-os escuros e manchados. Além disso, o consumo de água com limão em excesso pode gerar aftas e cáries.
Como consumir

É indicado consumir 1 copo por dia, com ¼ de suco de limão e ¾ com água. E, para evitar qualquer dano aos dentes, é preciso escová-los logo após o consumo ou fazer um bochecho.

Segundo a dentista, o melhor horário para consumir a bebida é após o almoço ou jantar, pois o pH da saliva está mais neutro, e a ingestão da água com limão causará menos danos aos dentes – o que contraria as dietas que indicam beber água morna com limão em jejum, logo depois de acordar.

“De manhã a boca está ácida porque não teve troca de saliva enquanto você estava dormindo, então é indicado escová-los ou bochechar depois de consumir para não ficar mais ácida ainda”, ensina.

Contra indicações

“Não é indicado para quem tem sensibilidade nos dentes, boca seca, pois está mais ácida já tem menos saliva, e para quem tem muita afta”, afirma.