Endometriose – Doença que muitas mulheres desconhecem


Endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

Sintomas

  • dor em forma de cólica durante o período menstrual que pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais;
  • dor durante as relações sexuais;
  • dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;
  • dificuldade de engravidar. A infertilidade está presente em cerca de 40% das mulheres com endometriose.

Diagnóstico

O exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico, que pode ser confirmado pelos seguintes exames laboratoriais e de imagem: visualização das lesões por laparoscopia, ultra-som, ressonância magnética e um exame de sangue chamado marcador tumoral CA-125, que se altera nos casos mais avançados da doença. O diagnóstico de certeza, porém, depende da realização de biópsia.

Complicações


Qualquer órgão da pelve (na cavidade abdominal, bacia) pode ser acometido. A instalação da doença nos ovários pode provocar o aparecimento de um cisto denominado endometrioma. Este cisto pode atingir grandes proporções e comprometer o futuro reprodutivo da mulher. Outros órgãos também podem ser acometidos, como: parte do intestino grosso (reto e sigmóide), bexiga, apêndice e vagina.

Tratamento

A endometriose é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos e fim das menstruações.
Mulheres mais jovens podem utilizar medicamentos que suspendem a menstruação; lesões maiores de endometriose, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente. Quando a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento.

Veja também

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

4 comentários em “Endometriose – Doença que muitas mulheres desconhecem

    • em
      Permalink

      Patricia Existem cerca de dez técnicas para a laqueação , não posso falar especificamente Elas podem ser feita através da colocação de anéis de plástico; corte das trompas; colocação de clipes de titânio; com fio de sutura ou através de laparoscopia (introdução de um pequeno tubo no abdómen).
      Existem cirurgias de regressão, sendo o grau de reversibilidade dependente da lesão causada na cirurgia, porque as laqueações mais fáceis de reverter são, as feitas com anéis de plástico ou clipes de titânio.
      Para que possa voltar a engravidar poderia fazer uma recanalização das trompas. É um procedimento cirurgico que só é efetuado em certos locais e com taxas de sucesso muito variáveis.
      Esta informação não deve substituir o conselho de um médico se você tem alguma dúvida, consulte o seu médico.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *