Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Fígado gordo – Remédio Caseiro


Fígado gordo é o nome dado ao problema de excesso de gordura acumulada no fígado. Esse problema provém de uma alimentação deficiente, rica em gorduras, e de um estilo de vida sedentário. Também pode se originar ou agravar em quem sofre com diabetes e colesterol alto, pois eles fazem acumular gordura no fígado. A forma de tratar esse problema é fazendo mudanças para um estilo de vida mais saudável, o que inclui opções de remédios caseiros para fígado gordo.

Melhores remédios caseiros para fígado gordo

O termo médico para fígado gordo é esteatose hepática. Além de um estilo de vida sedentário e da alimentação deficiente, algumas pessoas também podem desenvolver essa doença por causa do uso de determinados tipos de remédios e doenças metabólicas genéticas.

Por isso, veja a seguir quais são as opções de remédios caseiros para o fígado, mas antes de começar a usar, consulte um médico para saber a causa do problema e receber um tratamento completo. Os remédios caseiros funcionam apenas como um complemento ao tratamento médico.

1. Alimentação saudável
Os cuidados com uma alimentação saudável e equilibrada são essenciais para evitar o acúmulo de gordura no fígado. Sendo assim, o primeiro passo para resolver esse problema é consultar um nutricionista para prescrever um plano alimentar voltado à redução de gordura no fígado.

Esse plano, de modo geral, vai proibir ou reduzir ao máximo o consumo de gorduras trans, açúcares industrializados e refinados, carnes vermelhas, bacon, embutidos e todas as guloseimas industrializadas que puder imaginar. As bebidas alcoólicas também entram na lista do que deve ser evitado.

Também, vai incluir no cardápio muitas frutas, verduras, legumes, leguminosas, sementes, grãos e cereais integrais, laticínios e carnes magras, tudo com muita água como acompanhamento.

2. Prática de atividade física
Pode-se dizer que praticar uma atividade física diariamente é um dos remédios caseiros para fígado gordo, pois você não precisa pagar nada e nem sair de casa para começar. Inclusive, junto de uma alimentação saudável, é uma das formas mais eficazes de se ver livre da doença.

Escolha a melhor atividade física para a sua idade e estilo de vida. Quando decidir o que fazer, comece sem pensar duas vezes. Se tiver qualquer limitação física, fale antes com o seu médico para evitar lesões. Você pode fazer desde uma caminhada pelo parque até atividades como natação, yoga e dança com o seu grupo de amigos.

3. Chá verde
O famoso chá verde é um ótimo aliado entre as opções de remédios caseiros para fígado gordo. Esse chá contém muitos antioxidantes e catequinas, substâncias que ajudam a regulação de enzimas que vão, aos poucos, eliminando a gordura acumulada no fígado.


O chá pode ser feito misturando 1 colher de sobremesa de chá verde em 1 xícara de água quente. A água não pode chegar a ferver. Quando estiver chiando, desligue o fogo, coloque o chá e deixe 3 minutos em infusão. Depois coe e beba morno, duas vezes ao dia. Evite tomar antes de ir dormir porque esse chá contém cafeína e pode atrapalhar o sono.

4. Chá de boldo
Quem já sofreu com a ressaca e resolveu tomar um chá de boldo, sabe que o efeito foi positivo. Esse chá na ressaca, ou vai melhorar a digestão ou vai colocar para fora o que está parado no estômago fazendo mal. Esse mesmo efeito ajuda a tratar o fígado gordo.

Isso acontece porque o boldo contém uma substância chamada lactona que ajuda na digestão das gorduras ingeridas. Faça o chá da mesma forma que o chá verde, mantendo junto uma boa alimentação para que realmente faça efeito.

5. Suco de beterraba
Prefere tomar sucos em vez de chás? Então escolha beterrabas frescas e faça sucos todos os dias, tomando um ou dois copos em momentos diferentes. A beterraba tem propriedades poderosas que contribuem com a redução de inflamação no fígado e com a produção das enzimas hepáticas que metabolizam a gordura. Esse suco também melhora a circulação do sangue, ajudando a prevenir ou tratar problemas do sistema cardiovascular, importante para cuidar bem do fígado.

6. Gorduras saudáveis
É provável que o seu nutricionista irá incluir uma determinada quantidade de gorduras saudáveis no seu plano alimentar para fígado gordo. As gorduras saudáveis atuam de forma oposta às gorduras ruins, ajudando a limpar o fígado e melhorando o seu funcionamento. Aliás, elas ajudam a melhorar as funções do corpo todo.

Essas gorduras estão presentes nas castanhas, amêndoas, macadâmias, avelãs, na polpa do coco, azeitonas, azeite de oliva extravirgem, abacate e carne de peixes gordos, como salmão, cavala, sardinha e atum. Dá para manter uma alimentação saborosa, muito saudável e bem diferenciada.

7. Chá de alcachofra
Se você não costuma consumir alcachofra em casa, saiba que ela pode ser uma ótima aliada no tratamento do fígado gordo, então passe a consumir. A alcachofra potencializa a bile, regenera as células do fígado, reduz o colesterol, é ótimo antioxidante, ajuda a eliminar a retenção de líquidos e o excesso de açúcar no sangue.

Você pode tanto fazer o chá com folhas de alcachofra e água, quanto pode consumi-la cozida, assada, como salada fria e várias outras formas que desejar no dia a dia.

Veja também