segunda-feira, novembro 27, 2023
Sintomas

Infarto em mulheres – Os sinais são diferentes

Infarto em mulheres : Sinais que todas as mulheres precisam conhecer

Nas mulheres, o infarto é um problema silencioso que tem como principal característica a formação de um ataque cardíaco, mas sem os clássicos sintomas como as dores fortes no peito, um aperto que surge na região do coração e que vai irradiando para o braço, maxilares ou estômago.

Com isso, muitas mulheres podem estar sofrendo um infarto cardíaco, mas acabam confundindo as sensações com um simples problema não tão grave, como uma gripe ou uma má digestão. Dessa forma, sempre que uma mulher que tiver um histórico de doença cardíaca, pressão alta, colesterol ou infarto na família e tenha suspeita de infarto deve buscar imediatamente ajuda médica.

Além disso, as mulheres que mais estão propensas a sofrer um infarto devem realizar ao menos uma consulta no cardiologista anualmente para um check-up de saúde cardíaca.

Quais são os sintomas de infarto nas mulheres

O sintoma mais comum de infarto nas mulheres são as dores no peito, porém esse é um sintoma que pode nem sempre surgir em uma mulher durante o infarto, pois nas mulheres o infarto pode dar início através de sintomas simples, como por exemplo:

  • Enjoo e mal estar geral;
  • Cansaço excessivo sem causa aparente; Sensação de falta de ar;
  • Desconforto na garganta, como se tivesse algo preso nesta região;
  • Dor ou desconforto no queixo; Batimentos cardíacos irregulares.

 

Os sintomas surgem sem que a mulher precise realizar qualquer tipo de esforço físico ou que passe por qualquer tipo de trauma emocional, podendo ser iniciado quando a mulher está tranquila e em repouso. Além disso, os sintomas podem surgir em conjunto ou separados, podendo ser confundidos com uma simples gripe ou com problemas de digestão.

O que fazer em caso de infarto?

Durante uma situação de ataque cardíaco, a primeira recomendação é se acalmar e chamar o SAMU imediatamente, ligando 192. Mesmo que os sintomas sejam leves, na mulher o infarto possui a mesma proporção que um infarto comum ou seja, também é uma situação grave e pode matar em até 5 minutos

Quando uma mulher estiver infartando, é necessário:

  • Manter a calma;
  • Afrouxar as roupas;
  • Ficar sentada recostada no sofá,
  • cadeira ou cama.

Caso o infarto cause um desmaio, é essencial realizar uma massagem cardíaca até a chegada da ambulância, pois pode salvar a vida da pessoa. Além disso, caso a mulher já tenha sofrido um infarto anteriormente, o cardiologista poderá ter recomendado a ingestão de dois comprimidos, sendo ambos de aspirina em caso de suspeita de infarto que deve ser ingerido pela mulher, para facilitar a passagem do sangue para o coração.

Quem tem maiores riscos de sofrer um infarto?

Os riscos de sofrer um infarto são maiores em mulheres sedentárias ou que consomem excessivamente alimentos que contenham altos teores de gordura ou açúcar. Além disso, estar constantemente estressado e tomar a pílula anticoncepcional também aumenta os riscos de infarto na mulher.

Podemos concluir então que as mulheres que se encaixam nesses fatores de risco devem consultar regularmente um cardiologista, sendo recomendada uma consulta por ano, principalmente após o início da menopausa.

Veja também 

Este é um blog de noticias , curiosidades e tratamentos caseiros , ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.