Limpar o fígado – Veja como fazer para perder peso


O fígado é um órgão importante e tem muito a fazer como centro de desintoxicação do nosso corpo. Para protegê-los do esgotamento, é preciso limpar o fígado pelo menos uma vez por ano.  

Para ajudar você a entender mais sobre como você pode limpar o fígado e, assim, ajudar na perda de peso, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo! 

Quais as funções do fígado? 

Nosso fígado controla o metabolismo e garante que nosso corpo receba energia. 

Além disso, o fígado regula o metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares, bem como o equilíbrio de vitaminas e minerais, armazena importantes nutrientes como açúcar, vitaminas e minerais. 

Além disso, filtra patógenos e poluentes do sangue, captura substâncias tóxicas e as converte em substâncias inofensivas, como a ureia. 

Aqueles que não prestam atenção ao seu fígado, correm o risco de desenvolver doenças gravescomo a gordura no fígado, fibrose hepática, cirrose hepática ou tumores no fígado. 

Sintomas que você deve limpar o fígado 

Como você pode ver acima, o fígado desempenha um papel essencial em nosso organismo. Dessa forma, é preciso que você fique atento a alguns sinais que o corpo possa dar para que você saiba a hora de limpar o fígado. 

Possíveis sinais de doença hepática podem incluir, além de enzimas hepáticas elevadas, por exemplo: 

  • Cansaço e exaustão 
  • Um amarelecimento dos olhos 
  • Uma impressionante língua vermelha 
  • Coceira forte 
  • Dor no abdômen superior direito 
  • Retenção de água no tecido 
  • Urina de cor escura 
  • Tendência a contusões 
  • Veias visíveis em forma de estrela 
  • Vermelhidão irregular das palmas da mão 
  • Unhas descoloridas brancas 

Como eu posso limpar o fígado de maneira natural? 

Para proteger o órgão vital do corpo de sequelas graves, trate o fígado com uma cura de desintoxicação uma vez por ano. 


Há uma variedade de abordagens, desde programas curtos com produtos especiais de desintoxicação do fígado e jejum até o programas de longa duração.  

Hoje eu preparei duas abordagens que você pode fazer: 

Limpar o fígado em um dia 

Se você quiser fazer um pouco para o seu fígado, sem ter que reprogramar sua rotina diária, você pode simplesmente levar alguns dias para desintoxicar: 

  • Não use alimentos prejudiciais, como álcool e nicotina. 
  • Remova alimentos muito ricos em açúcar ou gordurosos, como doces e fast food, da dieta. 
  • Em vez disso, procure uma dieta saudável, beba pelo menos dois litros de água ou chás sem açúcar. 
  • Insira as unidades de exercícios regulares: use escada, saia a pé com mais frequência, caminhe por meia hora diariamente. E certifique-se de ter bastante sono. 

Desintoxicação do fígado em poucos dias 

Aqueles que investem um pouco mais de tempo e querem limpar o fígado podem optar por vários programas de desintoxicação que funcionam com óleos naturais, sais e sucos. 

Um exemplo de programa seguir seria: 

Preparação: poucos dias antes do dia do tratamento, comida leve e um litro de suco de maçã e bastante água por dia estão no cardápio. 

  • 18:00: dissolver uma colher de sopa de sal Epsom em um copo de água e beber 
  • 20:00: dissolver uma colher de sopa de sais de Epsom em um copo de água e beber 
  • 22h: Beba uma mistura de azeite com suco de uva e vá para a cama 

No dia seguinte: no início da manhã, dissolver uma colher de sopa de sais de Epsom em um copo de água, repita depois de duas horas. Durante o dia, você pode voltar para a comida leve (legumes cozidos). 

Desintoxicação adicional do fígado com plantas medicinais 

Existe ainda, algumas plantas que podem ajudar você a limpar o fígado de maneira otimizada, entre elas estão: 

As folhas da alcachofra, por exemplo, graças a substâncias amargastêm um efeito desintoxicante e regenerador do fígado.  

As alcachofras estimulam a atividade biliar, regulam a digestão de gordura e diminuem os níveis de lipídios e colesterol no sangue. Alcachofras podem ser comidas como legumes, suco fresco ou chá ou em forma de cápsula. 

O dente-de-leão é conhecido por suas substâncias amargas, fito esteróis, taninos, óleos essenciais, flavonoides, colina e inulina. Estes estimulam o fluxo biliar e, portanto, a excreção de resíduos através do trato urinário.  

As substâncias amargas contidas podem causar um excesso de ácido no estômago e azia concomitante após a ingestão.  

Gostou de saber mais sobre como você pode limpar o fígadoEntão não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você! 

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

3 thoughts on “Limpar o fígado – Veja como fazer para perder peso

    • em
      Permalink

      O ideal é não coar ! Quando coamos, as vitaminas e os fitoquímicos continuam lá (ainda que em menor quantidade que na fruta inteira), mas o que perdemos são essencialmente as fibras.

Fechado para comentários.