Lúpus – Sinais sintomas e tratamentos
O lúpus é um distúrbio inflamatório crônico que pode afetar qualquer parte do corpo, incluindo pele, articulações, rins, coração, pulmões e sistema nervoso.
Entre as doenças autoimunes (doenças em que o sistema imunológico de uma pessoa ataca os tecidos e órgãos de uma pessoa), o lúpus é uma das mais comuns.
O lúpus é imprevisível e dura a vida inteira; geralmente afeta mulheres jovens (18 a 40 anos), mas pessoas mais jovens ou mais velhas e homens também podem ter.
Para ajudar você a entender mais sobre o lúpus, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Causas do lúpus
É geralmente aceito que o lúpus é causado por alterações no sistema imunológico. A função normal do sistema imunológico é combater bactérias e vírus considerados estrangeiros.
No lúpus, o sistema imunológico não reconhece os componentes do corpo de uma pessoa e produz anticorpos que atacam seus tecidos (autoanticorpos). Este fenômeno é denominado autoimunidade.
A causa exata do lúpus permanece desconhecida até hoje. Existem vários fatores envolvidos no estabelecimento da doença, incluindo a hereditariedade e certos fatores ambientais. Acredita-se comumente que a luz solar pode desencadear os sintomas.
Outros gatilhos incluem infecções virais, estresse de doenças, às vezes gravidez e certos medicamentos. Dado o maior número de mulheres afetadas do que os homens, foi sugerido que o estrogênio pode desempenhar um papel.
Sintomas e complicações
Os sintomas do lúpus podem voltar de vez em quando e desaparecer por um tempo. O período sem sintomas é denominado remissão.
O lúpus pode ser leve ou grave e pode causar uma variedade de sintomas, incluindo:
- Dores nas articulações, inchaço e vermelhidão que podem aparecer e desaparecer; comumente afetam os dedos e os pulsos;
- Erupção cutânea, especialmente ao longo do nariz e bochechas, chamada de “erupção cutânea em borboleta”;
- Febre;
- Perda de peso;
- Dor no peito causada por inflamação do coração e dos pulmões;
- Tosse e problemas respiratórios;
- Sensibilidade à luz solar que às vezes pode ocorrer apesar do uso de protetor solar
- Fadiga inexplicável;
- Perda de cabelo;
- Dores de cabeça;
- Pensamentos desordenados ou confusão;
- Uma labilidade emocional (mudanças ou emoções incontroláveis, ou alterações de humor).
As complicações do lúpus causa inflamação que pode afetar outras partes do corpo (como rins, sistema nervoso central e coração). Se as complicações surgirem, geralmente o fazem nos primeiros anos após o diagnóstico inicial.
Tratamento e Prevenção
O tratamento medicamentoso para o lúpus depende de sua gravidade. Em alguns casos, a medicação pode nem ser necessária.
Os medicamentos comumente prescritos são:
- Analgésicos, como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) – alguns desses medicamentos são vendidos sem receita, mas verifique com seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar um.
- Hidroxicloroquina, frequentemente usada em combinação com outros medicamentos para ajudar a controlar o lúpus;
- Os corticosteroides orais são o principal tratamento na maioria dos casos – este tipo de medicamento ajuda a reduzir a inflamação e os sintomas associados;
Embora todos esses medicamentos sejam úteis e às vezes salvem a vida de uma pessoa, eles ainda podem ter efeitos colaterais muito graves. Converse seriamente com seu médico sobre os benefícios e riscos do tratamento.
Gostou de saber mais sobre o lúpus? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Veja também
As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.