Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Má circulação – Sinais e sintomas


O corpo humano é capaz de responder quando está com algum problema de saúde, muitas vezes revelando sintomas visíveis ou até mesmo internos capazes de alertar sobre algum funcionamento inadequado. Em casos de problemas de má circulação é muito comum o aparecimento de câimbras frequentes, pernas inchadas e manchas nos membros inferiores e superiores, indicando que algo não está bem. Muitas vezes despercebido, esses são alguns dos sintomas que ocorrem quando existem problemas na má circulação. As doenças circulatórias são responsáveis por 22% das mortes em todo mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde.

“A má circulação é causada pela dificuldade do sangue passar pelas veias ou artérias, gerando esses sintomas. Ele é uma situação comum, especialmente em pessoas com excesso de peso ou em mulheres que tomam pílula anticoncepcional”, explica Ary Elwing (CRM-22.946), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser. Existem casos que a má circulação pode ser hereditária, se manifestando constantemente, porém em alguns indivíduos podendo surgir com o passar de longos períodos em pé, com as pernas cruzadas ou até mesmo por conta do envelhecimento do corpo.

A má circulação é causada quando ocorre o acúmulo de gordura nas paredes das artérias. Essa gordura deixa a parede das artérias e as veias estreitas dificultando a passagem do sangue e tornando mais lenta. Seus sintomas podem afetar pessoas de diversas idades, porém são muito mais comuns nos idosos. Os principais sinais e sintomas de má circulação nas pernas são: pele fria, seca ou escamosa, coceira nas pernas, manchas vermelhas nas pernas, varizes, pés e tornozelos inchados, cor pálida ou azuladas nos locais de má circulação, sensação de formigamento ou dormência nos locais afetados, ausência de pêlos nas pernas e rachaduras nos calcanhares.


O tratamento para a má circulação pode ser feito através da medicação. Já nos casos em que há uma evolução dos sintomas pode ser necessário recorrer a procedimentos cirúrgicos como angioplastia, revascularização e aterectomia. Outra opção é fazer um tratamento natural, praticando algum tipo de exercício físico que ajude na melhora da circulação sanguínea e no retorno venoso. Receber uma massagem nas pernas também é uma ótima forma de ativar a circulação do sangue evitando complicações que esta situação pode causar.

No caso dos pés e os tornozelos ficarem inchados, o que se pode fazer é deitar-se no chão e colocar as pernas para cima, encostadas a uma parede, pois, esse movimento facilita o retorno do sangue para o coração, diminuindo o inchaço nos membros inferiores.

“Para evitar sofrer com os problemas da má circulação, faça um levantamento das tendências familiares e, se houver casos de má circulação na família, procure o médico antes de sentir algum sintoma, pare de fumar, tenha uma alimentação saudável, lide melhor com o estress e faça atividade física regularmente”, conclui o especialista.

Fonte – Dr. Ary Elwing (CRM-22.946), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.

Veja também

Esta informação não deve nunca substituir o conselho de um médico se você tem alguma dúvida, consulte o seu médico.

Um comentário em “Má circulação – Sinais e sintomas

  • em
    Permalink

    Tenho muita queitura nos pés tenho que tira de baixo das coberta se não cosigo dormi

Fechado para comentários.