Menopausa – Sinais , sintomas e tratamento


A menopausa é a cessação permanente da menstruação e da função ovariana nas mulheres. Do ponto de vista fisiológico, isso é interpretado por uma rápida queda na produção de estrogênio e progesterona pelos folículos. 

Uma mulher é considerada na menopausa quando não menstrua há 12 meses. Esse fenômeno ocorre por volta dos 50 anos. 

A menopausa não surge repentinamente em uma mulher, é precedida por uma fase chamada perimenopausa, durante a qual os ciclos de ovulação são cada vez mais curtos e os períodos são menos intensos. O início da menopausa é identificado pelo aparecimento dos sintomas associados.

Para ajudar você a entender mais sobre a menopausa, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Sintomas da menopausa

A interrupção da produção de estrogênio e progesterona é acompanhada por sintomas chamados distúrbios climatéricos. Esses sintomas variam de mulher para mulher. Na maioria das vezes, elaa é acompanhada por:

  • Ondas de calor: 8 em cada 10 mulheres experimentam uma sensação repentina de calor, seguida de vermelhidão, suor e calafrios. As ondas de calor são breves e podem ocorrer várias vezes por hora. Eles aparecem especialmente à noite e perturbam o sono.
  • Dor de cabeça
  • Cansado
  • Distúrbios do sono e insônia
  • Transtornos do humor: ocorrem principalmente durante a peri-menopausa. A mulher fica então mais irritada e apresenta grande vulnerabilidade emocional. Ansiedade, falta de motivação e energia também podem aparecer no início da menopausa.

Esses sintomas aparecem durante a peri-menopausa, ou seja, antes da cessação permanente da menstruação. É importante especificar que esses sintomas não são sistemáticos e não afetam todas as mulheres.

Depois de parar o seu período, os principais sintomas são:


  • Distúrbios sexuais: incluem libido baixa e secura vaginal. Esses distúrbios são causados ​​pela interrupção dos hormônios sexuais que, portanto, não funcionam mais. 
  • Multiplicação de infecções do trato urinário
  • Modificação da distribuição das gorduras: este fenômeno pode ser acompanhado por um ligeiro ganho de peso. A gordura se acumula mais no estômago, coxas e nádegas.
  • Mudança de pele e cabelo: a pele e o cabelo ficam mais secos. Na verdade, uma queda na produção de estrogênio leva a uma queda na produção de colágeno e elastina.

A maioria das mulheres na pós-menopausa apresenta esses sintomas, mas, novamente, esses sintomas não são sistemáticos nem obrigatórios.

A menopausa é uma passagem obrigatória na vida da mulher. Não existe um tratamento adequado para este fenômeno e a maioria das mulheres na pós-menopausa não faz nenhuma terapia. 

No entanto, existem algumas soluções que podem aliviar os sintomas descritos acima em algumas mulheres.

Tratamentos hormonais

As mulheres podem receber terapia de reposição hormonal na menopausa, chamada TRH, que combina a ingestão de estrogênio e progesterona. A ingestão de estrogênio reduz os efeitos dos distúrbios climatéricos e da progesterona previne o risco de câncer uterino.

O TRH é oferecido a mulheres cuja menopausa causa distúrbios que afetam a qualidade de vida diária e a mulheres com menopausa prematura. Nesse caso, o tratamento hormonal é prescrito até a idade da menopausa natural.

Tratamentos não hormonais

Existem outros tratamentos não hormonais disponíveis para tratar as ondas de calor. Esses são os antidepressivos chamados inibidores da recaptação da serotonina-norepinefrina. Para tratar a secura vaginal, existem géis e hidratantes vaginais.

Gostou de saber mais sobre o assunto ? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Este é um blog de noticias , curiosidades e tratamentos caseiros , ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.

3 thoughts on “Menopausa – Sinais , sintomas e tratamento

  • em
    Permalink

    Tenho 41 anos,ja tive dois abortos
    Tenho pressao alta,tiroíde,um um miominha
    Ha 6 meses meu corpo ta muito estranho
    Sinto muitas dores no seio
    Meu corpo esquenta todo dia,meus pes e minhas maos ficam gelados
    E o corpo muito quente
    Onde moro ta sem GO
    POR FAVOR ME AJUDEM??

    • em
      Permalink

      Olá Eliana , este blog não se destina em nenhuma hipótese a dar diagnósticos ou sugerir tratamentos , peço que consulte profissionais da área da saúde para te ajudar com isso .

Fechado para comentários.