Cutículas – Nunca arranque aquela pele junto das unhas


Não arranque as suas cutículas, aquela pele junto das unhas!

Embora para muitos esse seja um hábito, para outros ele é um vício. Essas pessoas compulsivas mordem essas peles até que seus dedos sangrem, deixando a sua pele em carne viva. Para além de ficar feio, esse hábito ou vício pode ser prejudicial para a sua saúde. Roer as unhas ou morder a pele à sua volta pode causar uma dermatofagia grave e causar, por vezes, danos irreparáveis.

Ao provocar feridas ao redor das suas unhas, você vai deixar uma via totalmente aberta para germes e para substâncias prejudiciais ao seu organismo. Em contato com essas feridas, as bactérias presentes na sua saliva podem também causar problemas como infeções, com a capacidade de provocar danos permanentes nos seus nervos.

Para quem tem o hábito de roer as unhas ou mordiscar as peles que as envolvem, o melhor que tem a fazer é parar. Se a compulsão for grande demais, consulte um médico dermatologista ou um psicólogo. Você precisará de ajuda e eles lhe darão conselhos essenciais para que consiga recuperar desse problema grave.

Nesse artigo, vamos dar algumas dicas para que consiga abandonar o hábito de mordiscar as unhas, peles e lábios.


A primeira coisa que você deve fazer é perceber quando você vai levar os seus dedos à sua boca. Preste atenção a que situações e sentimentos provocam esse comportamento. Pergunte a si mesmo o que está sentindo (Ansiedade? Tédio?), e em situações semelhantes tente controlar.

Outras dicas simples incluem que você coloque curativos em suas unhas, que passe um esmalte com gosto ruim nas unhas, que mantenha os seus dedos e a sua boca ocupados (desenhando, mascando um chiclete, tricotando, sentando em suas mãos), que poupe um dedo de cada vez (dando passos pequenos na desabituação), utilizando técnicas que aliviam o estresse (respirando fundo, meditando, praticando yoga ou pilates), promovendo alterações no seu estilo de vida (como mudar a sua alimentação e evitar bebidas alcoólicas), entre outras.

Nunca lhe passou pela mente que, roer as unhas ou mordiscar as suas cutículas seria tão grave, certo? Agora já sabe o que fazer para controlar essa vontade: mantenha os seus dedos longe da sua boca.

Veja também