Óleo de rícino para pele combate acne e previne rugas


Depois da febre do óleo de coco, muitas pessoas passaram a incluir outros tipos de óleos em suas rotinas de beleza. Isso porque o ingrediente é fácil de encontrar e é natural. O óleo de rícino, por exemplo, é extraído das sementes de mamona, planta abundante no Brasil, e tem um grande potencial hidratante.

No entanto, como a maioria das brasileiras tem excesso de oleosidade na pele, o uso de óleo para rosto oleoso no dia a dia, por exemplo, ainda gera muitas dúvidas. Será que o óleo de rícino faz bem nesses casos?

Óleo de rícino: para que serve?

Quem tem pele oleosa geralmente apresenta cravos e espinhas. Por ter ação de ressecamento, o rícino acabou se tornando popular por quem sofre com acne. Outro benefício dele é o alto poder curativo, capaz de tratar pequenas feridinhas e irritações de pele, comuns também para quem tem excesso de óleo no rosto.

Para a dermatologista clínica Denise Chambarelli, do Rio de Janeiro, é preciso cuidado na hora de usá-lo. “O rícino é umectante, ou seja, também tem a ação de nutrir e hidratar a pele. Mas quem tem pele oleosa precisa ter cu
idado, para não exagerar”, explica a especialista.

Óleo de rícino para acne

Pouco comedogênico (que causa obstrução dos poros), o óleo é realmente interessante para a pele oleosa, já que não vai ter um efeito tão pesado, causando acne. Pelo contrário, segundo a dermatologista clínica Larissa Viana.


“Ele tem um efeito adstringente, reduzindo a proliferação bacteriana, uma das causas da acne. Ele faz tudo isso promovendo a hidratação necessária para que esta pele fique saudável, sem ficar oleosa”, esclarece a médica, que lembra, claro, que não pode haver exagero e que poucas gotas do óleo sobre a pele já bastam.

Receitas caseiras com óleo de rícino

Máscara com mel

Misture meia colher (sopa) de óleo, meia colher (sopa) de mel e algumas gotas de rícino. Limpe a pele e aplique, deixando a máscara no rosto por 15 minutos. Depois, lave o rosto com o sabonete ideal para o seu tipo de pele.

Máscara com cacau em pó

Misture meia colher (sopa) de cacau em pó 70%, uma colher (chá) de linhaça dourada em pó e um pouco de rícino. Quando ficar pastoso, aplique na pele limpa e deixe por 15 minutos. Remova com água morna e lave com o sabonete.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.