Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Ovo – Emagrece e melhora a imunidade


Ingrediente essencial em muitas receitas, o ovo pode ser um grande aliado da saúde. A nutricionista do Instituto Ovos Brasil Lucia Endriukait lista as principais propriedades e os benefícios do ovo.

Propriedades

Segundo a especialista, o ovo possui em sua composição diversas vitaminas e minerais antioxidantes. “Entre os oxidantes, destaca-se o selênio. Um ovo representa 22,5% das necessidades diárias de um adulto saudável”, completa. Além disso, ele possui ácidos graxos poliinsaturados, vitaminas e minerais, que contribuem para uma boa saúde. Fonte de vitamina D, o ovo também é rico em proteínas.

Benefícios

Por ser rico em vitaminas e oxidantes, o ovo ajuda a combater os radicais livres, além de contribuir para a melhora do sistema imune e funcionamento da tireoide. Segundo a especialista, em adultos saudáveis o consumo de um ou mais ovos por dia não aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como pensam muitas pessoas.

Rico em proteína, o Ovo representa 20% das nossas necessidades diárias. Além disso, é importante fonte de vitaminas e minerais com apenas 70 calorias, o equivalente a uma fruta média.

Outro item da lista de benefícios desse alimento é seu efeito protetor. “O ovo pode ser considerado um alimento com efeito protetor, pois apresenta 1,9g de ácidos graxos monoinsaturados (46,34%), 0,7 de ácidos graxos poliinsaturados (16,48%) – as chamadas “gorduras do bem” – e, uma pequena quantidade de gordura saturada, aproximadamente 1,5g (37,45%)”, lista a nutricionista.


Por fim, além de ser um alimento completo com 13 vitaminas essenciais e minerais, o ovo é pouco calórico. “Um ovo contém cerca de 70 calorias, o equivalente a uma fruta média”, finaliza Lucia Endriukait.

Ovo emagrece

Um estudo recente, realizado pelo Departamento de Obesidade da Pennington Biomedical Research Center da Universidade do Estado de Louisiana, comer ovo ajuda a emagrecer. Segundo a pesquisa, que analisou 152 homens e mulheres, entre 25 e 60 anos, contatou que quem come ovo no café da manhã tem mais chances de emagrecer.

Parte do grupo consumiu toda a manhã dois ovos, enquanto os demais comeram pão americano. Depois de dois meses, a perda de peso entre a turma do ovo foi 65% maior em comparação com o grupo do pão. A redução cintura dos que ingeriram os ovos foi 34% maior, assim como a redução de gordura, 16% maior.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.