Pés inchados pode ser sinal de AVC e infarto


Pés inchados podem ser sintoma de AVC e até infarto

As doenças cardiovasculares podem apresentar sinais em qualquer parte do corpo, da cabeça aos pés inchados. A relação entre os dois pode não ser tão óbvia, o que pode levar muitas pessoas a ignorar os sinais de alerta. 

Para ajudar você a entender mais sobre os pés inchados como sintoma de AVC, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Pés inchados podem ser sintoma de AVC e infarto

Existem muitos motivos pelos quais você pode sentir inchaço nos pés ou tornozelos, muitos dos quais não precisam ser motivo de preocupação. Pode ser o resultado de um longo dia de caminhada ou de uma lesão isolada, como uma entorse.

No entanto, isso pode ser um sinal de uma condição mais séria relacionada ao coração ou ao sistema cardiovascular.

A insuficiência venosa crônica (CVI) significa que as veias lutam para retornar o sangue ao coração. Isso geralmente é causado por coágulos sanguíneos que impedem o fluxo sanguíneo, também conhecidos como veias varicosas.

Isso significa que as válvulas que impedem o fluxo sanguíneo de voltar estão danificadas.

Embora as veias varicosas possam ocorrer em qualquer lugar, as pernas são provavelmente a parte do corpo mais afetada.

Estima-se que uma em cada quatro mulheres e 15% dos homens vivam com CVI nos EUA.

O inchaço dos pés e tornozelos é um sintoma comum de insuficiência venosa crônica que pode ser tratada com meias de compressão, medicamentos ou cirurgia. Se não for tratado, pode levar a complicações graves e potencialmente fatais, como trombose venosa profunda.


Outra doença cardiovascular relacionada a pés e tornozelos inchados é a insuficiência cardíaca congestiva (ICC).

A insuficiência cardíaca congestiva significa que o coração não consegue desempenhar plenamente sua função de bombear sangue por todo o corpo.

Isso pode causar um inchaço denominado edema, o que significa que os vasos sanguíneos vazam fluidos e fazem com que o tecido circundante inche. 

O edema ocorre comumente nos pés, tornozelos e pernas devido à gravidade e é conhecido como edema periférico. O inchaço geralmente deixa um recuo quando pressionado com o dedo.

A doença coronariana está longe de ser a única causa do edema, que também pode ser causado por certos medicamentos ou gravidez, bem como outras condições, como doença hepática. Em qualquer caso, o aparecimento de edema não deve ser ignorado.

Da mesma forma, inchaço nos pés e tornozelos não é um sinal claro de doença cardiovascular, mas vale a pena considerar sua relação e saber o seu risco de doença cardíaca, caso venha a experimentá-lo.

Por isso, sempre tenha atenção a esse sinal, mesmo que muitas vezes ele passe totalmente despercebido por você ou seus amigos e familiares. 

Gostou de saber mais sobre os pés inchados como um sintoma de AVC? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.