Risco de câncer de mama é aumentado ao pintar ou alisar o cabelo – Saiba o que um estudo diz


Obter uma cor nova no seu cabelo coloca você em risco de câncer de mama? A questão surge à luz dos resultados de alguns estudos. De fato, os cientistas dizem que corantes e produtos de alisamento aumentam o risco de desenvolver câncer de mama.

Dessa forma, mulheres que pintam ou alisam seus cabelos têm maior probabilidade de desenvolver câncer de mama do que aquelas que não usam nenhum desses produtos químicos em seus cabelos.

Para ajudar você a entender mais sobre o risco de câncer de mama, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Cor e o risco de câncer de mama estão ligados

A equipe científica dos Institutos Nacionais de Saúde – instituições governamentais dos EUA envolvidas em pesquisas médicas – analisou os registros de 46.709 mulheres. 

Eles descobriram que os participantes que usaram tintura de cabelo permanente no ano passado tinham 9% mais chances de desenvolver câncer de mama em comparação com aqueles com um cabelo natural.

O risco é ainda maior entre as mulheres afro-americanas. Para elas, o uso de uma cor permanente a cada cinco a oito semanas foi associado a um aumento de 60% no risco de câncer de mama. Os participantes caucasianos tiveram um risco de 8%.

Alexandra White, autora correspondente e diretora do grupo de epidemiologia ambiental e câncer que trabalhou neste projeto, disse que “os pesquisadores estudam há muito tempo o possível vínculo entre tintura de cabelo e câncer, mas os resultados são desiguais. 


Ela acrescenta:” Em nosso estudo, observamos um risco maior de câncer de mama associado ao uso de tintura de cabelo, e o efeito é mais forte em mulheres afro-americanas, especialmente aqueles que o usam com frequência “.

Utilizados a cada 5 a 8 semanas, os produtos de alisamento também aumentariam o risco de câncer em 30%. Dale Sandler, autor e chefe da equipe, no entanto, coloca esses dados em perspectiva “é improvável que apenas um fator explique o risco de um paciente”.

Câncer de mama: produtos de alisamento também são uma questão

Os cientistas também analisaram produtos para alisar. Esses produtos, que alisam os cabelos, aumentam o risco de câncer de mama em 30% se forem usados ​​a cada 5 a 8 semanas. 

Com esses cremes, as taxas foram semelhantes entre as mulheres afro-americanas e brancas. No entanto, o estudo lembra que esses tratamentos são mais comuns nos banheiros dos afro-americanos.

Quando perguntado se as mulheres deveriam parar de pintar o cabelo, ele reconheceu “Estamos expostos a muitos fatores que podem contribuir para a câncer de mama e é improvável que um fator explique o risco de uma paciente “. 

No entanto, acrescentou, “embora seja muito cedo para uma recomendação firme, evitar esses produtos químicos pode ser uma das coisas que as mulheres podem fazer para reduzir o risco de desenvolver a doença”.

Gostou de saber mais sobre o assunto ? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.