sexta-feira, novembro 24, 2023
Curiosidade

Espaços com plantas naturais oferecem ar fresco, o que acaba desintoxicando nossos pulmões.

Tudo bem se você não tiver um jardim enorme no quintal, mas é essencial ter alguns jarros de planta no interior da sua casa. Além de deixarem o ambiente mais bonito, as plantas melhoram a oxigenação do lugar e muitas vezes servem como remédio alternativo. Pode perceber que espaços com plantas naturais oferecem ar fresco, o que acaba desintoxicando nossos pulmões. A sensação é maravilhosa!

Se você quer desfrutar desses benefício, escolha as plantas certas.

1. Margarita-africana

Esta planta é lindíssima e colorida, originada na África do Sul. Excelente para purificar o ar.

2. Antúrio

Esta planta ficou famosa em 1992, depois que a novela “Pedra sobre Pedra” deu destaque a ela. Jorge Tadeu, personagem interpretado por Fábio Júnior, tinha mania de fazer xixi numa planta que ficava ao lado do bar que frequentava. E essa planta era exatamente um exemplar de antúrio. Depois que o personagem foi assassinado, a planta teria se transformado numa árvore afrodisíaca – só de tocar as folhas, os mulheres enlouqueciam. Saindo da ficção para a realidade, a planta antúrio é capaz de aumentar a umidade no ar e torná-la mais fria e mais pura.

Vale a pena ter uma em casa!

3. Azaleia:

Originada do Japão, a azaleia é uma planta fácil de cultivar. Você pode encontrá-la em vários tamanhos, desde as miniaturas até as árvores de dois metros. A flor da azaleia é linda, você vai amar tê-la em casa! – só tome cuidado com o excesso de sol e água.

4. Espada-de-são-jorge:

Ela purifica o ar e aumenta os níveis de oxigênio.
E é provavelmente a melhor planta para ficar no seu quarto. A espada-de-são-jorge absorve o dióxido de carbono e emite oxigênio durante a noite. Se você precisa melhorar a qualidade do seu sono e respirar facilmente, esta planta é ideal para você.

5. Aglaonema:


As folhas desta planta são grandes e belíssimas. Para manter tudo sob controle, evite lugares secos, como as salas e os quartos com ar-condicionado. Esta planta é pouco exigente e não precisa muito de luz solar. Ela tem preferência por umidade e é muito boa em purificar o ambiente.

6. Hera:

É muito poderosa, pois tem propriedades analgésicas, expectorantes, calmantes, cicatrizantes e hidratantes. Só é necessário tomar cuidado, porque ela também é tóxica. Basta deixá-la no ambiente para usufruir dessas propriedades.

7. Samambaia:


A planta é muito bonita e cheia de propriedades medicinais. Seu chá (feito com a raiz) pode ser usado para combater gripe, asma e outros problemas de saúde. No entanto, tome cuidado! O chá tem algumas contraindicações. Ele não pode ser consumido por pessoas que sofrem de anemia, gastrite, doenças do coração, do intestino, gestante, lactantes, crianças menores de 2 anos e idosos fisicamente fragilizados.

8. Dragoeiro-de-madagascar

Apesar do crescimento lento, esta planta é boa para a oxigenação do ambiente. Ela precisa de bastante luz, mas é uma espécie que se dá muito bem no interior das casas.

9. Lírio-da-paz:

Esta é uma das preferidas na purificação do ar. Ela cresce muito rápido e é ótima para decorar casas e escritórios.

10. Areca-bambu:

Esta planta ajuda a eliminar impurezas do ambiente e é muito usada para decorar ambientes.

11. Cheflera:

Ela costuma atrair passarinhos, cresce rapidamente e ocupa muito espaço. O bom é que ela se multiplica facilmente e você pode compartilhar essa beleza com outras pessoas.

12. Crisântemo:

plantas

É uma planta milenar e muito famosa nos países asiáticos. Suas flores são muito comercializadas e não é por acaso: são lindas e muito coloridas. Vale a pena ter em casa! O chá de crisântemo é muito popular na China devido ao seu efeito refrescante e à fama de proteger contra o câncer.

Não é necessário ter todas essas plantas em casa.

Mas cultivar algumas será muito bom, até para aliviar o estresse do trabalho e da rotina.

Veja também

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.