quinta-feira, novembro 23, 2023
Sintomas

Rins : Sinais de possíveis problemas – Fique atento

Existem pessoas que sofrem de problemas nos rins e muitas vezes sequer sabem que estão com problemas nos rins, sabia? Tudo isso acontece porque os primeiros sintomas costumam ser difíceis de se identificar, pelo menos até que os sinais de insuficiência renal ou de alguma doença mais grade surjam pode ser que demore anos. 

Por essa razão, você irá conhecer a seguir quais são os principais sintomas de problemas nos rins. 

Sinais de problemas nos rins 

Diversos médicos afirmam que as pessoas sejam elas conscientes ou não das doenças nos rins, mesmo que não saibam ou não se importem com a fase em que a doença se encontra precisam ter conhecimento dos sintomas que surgem para que possam dar início ao tratamento adequado o quanto antes. 

Conheça a seguir os sinais mais comuns de insuficiência renal. Caso você sofra com ao menos três desses sintomas, é essencial que não entre em desespero de forma desnecessária, basta procurar por um médico para realização de exames de sangue e de urina que são essenciais para um diagnóstico preciso. 

Mas, é preciso considerar que muitos dos sintomas que serão citados a seguir não se relacionam diretamente com os problemas renais, mas é sempre importante ter conhecimento desses sintomas tanto para o diagnóstico de problemas renais quanto para de outras doenças. Os sintomas são: 

  1. Mudanças na micção 

Quando os rins começam a falhar, o primeiro sinal pode ser identificado através da urina, pois as idas ao banheiro, principalmente durante à noite aumentam. A urina também sai mais espumosa e com bolhas, além de urinarmos com mais frequência ou em uma maior quantidade com aspecto pálido ou muito amarelado. 

Assim também como se a urina apresentar sangue, problemas incontinência urinária e uma forte pressão na parte inferior da pelve. 

  1. Inchaço 

Quando os rins estão em insuficiência, e não conseguem eliminar adequadamente os fluídos extras, acabam acumulando esses fluídos no corpo, causando uma inflamação nas pernas, tornozelos, nas mãos e no rosto. 

  1. Fadiga 

Rins saudáveis produzem um hormônio conhecido como eritropoeietina, sendo esse responsável pela produção dos glóbulos vermelhos que são os principais responsáveis pelo transporte de oxigênio para o sangue. Conforme os órgãos renais vão falhando, a produção desse hormônio é reduzida, e os músculos e a mente passam a se cansar de forma mais rápida do que o de costume. 

As pessoas acabam sofrendo sem energia, não sentem vontade de fazer nada, dormem muito e estão sempre cansadas, debilitadas, exaustas sem precisar fazer qualquer tipo de esforço. Esse é um quadro de anemia, que muitas vezes é causado também pela falta de ferro na alimentação. 

  1. Erupção cutânea ou coceiras 

Os dejetos de sangue costumam ser eliminados através dos rins, mas quando os rins não estão funcionando corretamente, acabam acumulando na corrente sanguínea os dejetos e a intoxicação causa fortes coceiras que vão muito além da pele e podem acabar afetando os músculos ou os ossos. 

  1. Falta de ar 

As dificuldades na respiração também podem estar diretamente relacionadas à uma falha nos pulmões que são causadas de duas formas diferentes, a primeira é o excesso de fluído extra que o corpo não elimina e acaba se acumulando também nos pulmões e o segundo por causa da anemia, que é a falta dos glóbulos vermelhos que transportam o oxigênio até o sangue. 

Tudo isso faz com que o organismo fique debilitado e causa a falta de ar que é sentida sem que a pessoa realize qualquer tipo de esforço. 

Veja também

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.