quinta-feira, novembro 23, 2023
Saúde

Sinais que indicam a retenção de líquidos

A retenção de líquidos, ou edema, é um problema patológico ou não patológico, causado por um acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos. Quando é patológica geralmente se origina por problemas circulatórios, insuficiência cardíaca congestiva e doenças renais ou hepáticas. Por outro lado, se não o é, pode-lhe atribuir a uma simples dilatação das veias, em épocas nas quais as temperaturas são mais altas.
As consequências da retenção de líquidos são:

Aumento de peso inexplicável; Inchaço nas pernas e tornozelos; Aumento do perímetro abdominal ou diminuição da necessidade de urinar. Os casos de edemas ocorrem geralmente na terceira idade. Porém, também diagnosticaram adolescentes com este problema. Esta doença é mais comum nas mulheres, especialmente por motivos hormonais ou alimentares. A retenção de líquidos pode ser o alerta de que o paciente está sofrendo algum tipo de problema, seja cardíaco, renal, hepático ou estomacal.

Como tomar consciência da retenção de líquidos

1. Extremidades inferiores

As extremidades inferiores são as primeiras partes do corpo que são afetadas pela retenção de líquidos, por isso deve-se colocar atenção especial nas pernas e nos pés. No princípio, o paciente pode experimentar cansaço e pernas pesadas devido à falta de uma drenagem adequada.

2. Tornozelos mais grossos

Os edemas fazem com que os tornozelos pareçam mais grossos do que o normal. Desde a primeira hora do dia até a noite, esta parte do corpo aumenta seu tamanho conforme as horas vão passando.

3. Câimbras nas pernas

Voltemos às pernas, elas também incham, ainda que as pessoas não percebam ocasionalmente. Um sintoma que pode revelar que você está retendo líquidos são as câimbras contínuas nesta região, além de fraqueza.

4. Inflamação do abdômen

Outra área que é atacada pela retenção de líquidos é o abdômen. Alguns pensam que estão engordando quando tudo é devido ao inchaço causado pelo edema. Há quem se submeta a longas e rigorosas dietas pensando que o motivo do inchaço do abdômen é a gordura, quando na realidade é uma falha no sistema excretor.

5. Inchaço do rosto

O inchaço por edema também ataca o rosto. É especialmente visível nos pômulos e pálpebras, que aumentam levemente seu tamanho. Assim, o excesso de água aumenta o formato redondo do rosto.

Algumas soluções
Se você pensa que está retendo líquido, pode fazer o seguinte:

Consumir mais água

Ainda que possa soar estranho, quando o corpo retém líquidos é porque se sente desidratado. Para eliminar esta sensação, o ideal é proporcioná-lo toda a água que precise, assim não a armazenará em excesso. Se submeta a uma dieta hipocalórica e pobre em sódio Enquanto estiver nesta condição, é recomendável que limite o consumo de farinhas, gorduras, açúcar refinado e sal.

Faça exercício: ao que parece, esta poderia ser a cura para todos os males do corpo. Se exercitar te ajudará a ajudar a se desfazer do excesso de líquido por meio do suor e da urina, também melhorará a circulação.
Sua rotina deveria durar, pelo menos, 20 minutos por dia. Consuma infusões diuréticas: algumas plantas como o dente de leão, a erva-doce, a salsa e o chá verde te ajudarão a ir ao banheiro com maior regularidade.
Também pode adicionar vegetais como a cenoura e o pepino a sua dieta, igual a algumas frutas como a melancia e o melão.

Consuma alimentos ricos em potássio: o milho, a couve-flor, as bananas e os aspargos também podem colaborar para eliminar a retenção de líquidos graças ao seu alto teor de potássio.
Descarte as bebidas desidratantes: principalmente o álcool, especialmente a cerveja ou a vodka, assim como o café. Como explicamos antes, quando o corpo sente que não tem água o suficiente, retém líquidos.
Adicione as proteínas: coma carne, frango, peixe, mariscos e legumes. A falta de proteínas potencializa a retenção de líquidos.

Não use roupa justa: vai te gerar incômodo desnecessário e fará com que o corpo, ao invés de desinflamar, com o passar dos dias inche um pouco mais. Não seja sedentário: se você trabalha muito tempo sentado na cadeira, levante-se pelo menos cinco minutos a cada 1 hora. Assim o corpo não entrará em estado de sedentarismo.
Fuja do calor em excesso: se afaste dos ambientes com temperaturas excessivamente altas, já que o calor produz desidratação. Diante deste panorama, o corpo retém líquidos.

Este é um blog de noticias , curiosidades e tratamentos caseiros , ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.